David Neres é a segunda compra mais cara da história do Ajax

Felipe Portes
Foto: Reprodução/Twitter

Formado pelo São Paulo e com apenas oito jogos como profissional, o atacante David Neres é o novo reforço do Ajax. O jogador de 19 anos chegou ao clube holandês por 12 milhões de euros, mas objetivos na temporada podem elevar o valor a 15 milhões.

O preço pago nem é tão alto para os padrões europeus, mas o Ajax como grande formador de jovens não tem o costume de pagar por reforços. O que coloca David como o segundo contratado mais caro da história dos Godenzonen, atrás apenas do sérvio Miralem Sulejmani, hoje no Young Boys da Suíça.

Contratar um brasileiro que fez menos de 10 jogos no seu clube formador não mostra que o Ajax está apostando demais suas fichas nele, mas sim que havia um trabalho de olheiros desde que Neres ainda atuava por equipes juvenis do São Paulo. A questão é que David ganhou muita moral com os três gols e boas atuações que fez ao fim de 2016, ajudando o Tricolor a ficar longe da zona de rebaixamento do Brasileirão. Estava bem cotado e poderia ser fundamental na nova fase do clube com Rogério Ceni de técnico. Entretanto, vai para a Europa emprestar o seu talento a um dos elencos mais jovens do planeta.

O Ajax é referência em formar craques para o futebol europeu. Quando não revela promessas holandesas, vai buscar outros garotos em países com tradição no esporte. O dinamarquês Christian Eriksen é o maior exemplo recente. No início da década passada, em 2001, Zlatan Ibrahimovic chegou do Malmö com a mesma idade de Neres, por 7,8 milhões. Já em 2007, o uruguaio Luís Suárez, de 20 anos, deixou o Groningen para assinar com o time de Amsterdã por 7,5 milhões. Isso quer dizer que Neres seja mais promissor do que estes três? Não, mas vale o bastante para que a diretoria tenha desembolsado esta quantia para tira-lo do Morumbi.

Dos jogadores mais notáveis do Ajax, podemos citar Johan Cruyff, Marco Van Basten, Dennis Bergkamp, Clarence Seedorf, Edgar Davids, Frank Rijkaard, Patrick Kluivert, Johnny Rep, Arie Haan, Wesley Sneijder, Rafael Van der Vaart e outros craques que marcaram a história da seleção da Holanda. Por este motivo, quase sempre os amsterdanenses formavam a base da Laranja Mecânica em diferentes momentos do futebol. O Ajax é uma das únicas equipes autossuficientes em termos de jogadores, por isso são raros os registros de compras caras, um perfil adotado na última década através do cenário europeu.

Se Neres será titular ou não na equipe de Peter Bosz, ainda é cedo para dizer. A concorrência é dura com outros meninos da mesma faixa de idade. O setor conta com Amin Younes, Bertrand Traoré, Vaclav Cerny, Justin Kluivert (filho do lendário camisa 9 holandês, Patrick), Pelle Clement e Mateo Casierra, todos eles abaixo dos 23 anos (Younes é o mais velho, exatamente com 23).

David precisa saber que não chegará ao Ajax para ser um competidor internacional e que essa forte presença do clube na Liga dos Campeões é algo que ficou perdido no passado. Não que a equipe tenha deixado de ser respeitada, mas ele terá de consolidar sua força no fraco Campeonato Holandês antes de pensar em passos maiores na carreira. Por agora, ele escolheu o lugar certo para se desenvolver como atleta. Se for bem nesta jornada, os gigantes do futebol mundial estarão de olho.