Davi e Golias? Torcidas de Argentina e Holanda assumem papéis distintos na Copa do Mundo


Holanda e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Embora disputem a vaga dentro de campo, um fator pode influenciar muito no resultado da partida: a força das torcidas. E nesse quesito, os holandeses ficam muito atrás dos argentinos, especialmente nas taxas de ocupação.

O QUE ACONTECEU COM OS HOLANDESES?

Tradicional em Copas do Mundo, a Holanda sempre leva uma boa quantidade de torcedores aos estádios. No entanto, nesta edição, a presença dos holandeses tem sido baixa, por conta de uma série de fatores. Em especial, a repercussão negativa da realização do Mundial no Qatar e os problemas com relação aos direitos humanos no local.

+ Jogadores da Holanda aproveitam folga com passeio de barco; Van Gaal acredita em título

Diversos espaços direcionados aos adeptos da Holanda na Copa do Mundo foram fechados por falta de procura. A rotina dos torcedores tem sido de levar o ônibus da delegação até o estádio, em espécie de carretada, sem comparecer aos locais de concentração. Ao todo, cerca de três mil holandeses estão espalhados pelo Qatar, e a Laranja tem o 15º melhor público e a 14ª taxa de ocupação.

Senegal x Holanda - torcida
Senegal x Holanda - torcida

Holandeses tem comparecido em menor número nos estádios do Qatar (Alberto Pizzoli / AFP)

ARGENTINOS EM ÊXTASE

Os argentinos estão fazendo justamente o contrário dos holandeses e mergulharam de cabeça na Copa do Mundo. Eles detém a melhor marca de público desta edição do torneio e, também, ocupam o primeiro lugar no quesito taxa de ocupação (99,57%). Além disso, o envolvimento na festa impressiona, com cantos e muita presença da torcida da Argentina nos estádios.

+ Van Gaal vê Holanda com 'mesmo futebol' do Brasil na Copa do Mundo

Os hermanos também tiveram dois dos dez melhores públicos da primeira fase. Os jogos contra Arábia Saudita e México combinaram para quase 200 mil torcedores, e o duelo entre seleções da América registrou o maior número de pessoas de toda a Copa do Mundo: 88.966 presentes, com taxa de ocupação de 100% do Estádio Lusail, em Doha.

Torcida Argentina
Torcida Argentina

Os torcedores argentinos tem feito a diferença para a equipe na Copa do Mundo (Foto: Odd ANDERSEN / AFP)

O JOGO

O duelo entre Holanda e Argentina deve ser mais uma prova da força da torcida sul-americana. São esperados mais de 40 mil argentinos no Estádio Lusail, enquanto os holandeses devem estar na casa dos 1.500 torcedores. Os hermanos serão ampla maioria e pretendem transformar o Qatar em uma autêntica La Bombonera e fazer pressão na Laranja.

As seleções já se enfrentaram cinco vezes em Copas do Mundo, e o retrospecto é extremamente equilibrado. Os holandeses venceram dois confrontos, em 1974 (fase de grupos) e 1998 (quartas de final), enquanto os argentinos triunfaram em 1978 (final) e 2014 (semifinal). As equipes empataram em 0 a 0 em 2006.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo

O duelo entre Argentina e Holanda acontecerá às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Lusail. O vencedor fica com a vaga na semifinal da Copa do Mundo e deve ser o adversário do Brasil na instância. A Seleção Brasileira entra em campo um pouco antes, às 12h (de Brasília).