Daniel Dias consegue classificação para quinto Mundial Paralímpico

André Brasil, Phelipe Rodrigues, Patrícia Santos e Cecília Araújo também garantem vaga para a competição

O maior medalhista da natação paralímpica masculina, Daniel Dias garantiu uma vaga para o Mundial de Natação, que ocorre em setembro, no México. O brasileiro participa do Open Internacional de Natação e Atletismo, disputado em São Paulo e fez o tempo de 1m10s83 nos 100m livre pela classe S5. O campineiro não competia desde a Rio-2016 e irá para seu quinto Mundial.

Para carimbar o passaporte, Daniel precisava atingir a marca de 1m17s31. Ele retornou aos treinos em janeiro e espera estar no auge em Tóquio-2020.

O paulista ainda venceu aprova multiclasse, com o tempo 1min10s75 na categoria S5.

- Não é quem bate primeiro que necessariamente será o campeão, todos os nadadores competem contra eles mesmos. Em um esporte individual como a natação, a disputa assim fica mais individual ainda. Gostei dessa final e achei importante adotarmos esse sistema - disse ao Estado de S. Paulo.

Além de Daniel Dias, outros brasileiros asseguraram o índice para o Mundia Paralímpico. Nos 100m nado livre classe S10, Phelipe Rodrigues fez 52s58, bem abaixo dos 54s04 exigidos. Na mesma prova, André Brasil fez 53s60 e também tem vaga no Mundial.

Entre as mulheres, Patrícia Santos e Cecília Araújo também se classificaram e disputarão, pela primeira vez, a mais importante prova da natação paralímpica. Patrícia nados os 100m livre S4 em 1m40s33, três segundos mais rápida no que o índice. Cecilia fez 1m09s10 nos 100m livre S8 e também está com o passaporte carimbado.










E MAIS: