Damares propõe que brasileiros fiquem um dia sem internet e redes sociais: 'Detox Digital'

Foto: Valter Campanato/Agencia Brasil via AP
Foto: Valter Campanato/Agencia Brasil via AP

O termo ‘detox’ ficou famoso nos últimos anos no país por ser usado bastante no contexto de dietas alimentares. Nesta quarta-feira (04), no entanto, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves divulgou a iniciativa chamada Detox Digital Brasil cuja proposta é deixar os brasileiros “longe dos celulares, internet e outras tecnologias digitais” no próximo domingo (08).

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Ao final da experiência, a ministra propõe que os participantes façam um relato pessoal sobre o 'detox’ nas redes sociais.

Leia também

“A ideia é que cada um fique sem internet quantas horas conseguir e depois vá para a internet, ao final da campanha, contar para a gente como foi a experiência. Não queremos condenar o uso da tecnologia ou afastá-la do nosso dia a dia, pois ela veio para ficar”, explicou a ministra.

Damares diz que o objetivo é promover uma reflexão sobre o uso excessivo das tecnologias digitais, que “afeta a vida pessoal e convívio familiar”. Ela espera que os brasileiros façam “uso consciente dos eletrônicos”.

O ministério vai ajudar bares e restaurantes de todos os país a incentivar a medida. A pasta disponibilizará para os estabelecimentos recipientes onde os frequentadores poderão deixar seus celular desligados enquanto passam tempo aproveitam o serviço do local.

A data escolhida não é aleatória. O Detox Digital Brasil cairá na mesma data que o Dia Nacional da Família. A iniciativa faz parte do “Reconecte", programa sobre internet, que tem por objetivo “reconectar” os relacionamentos sociais usando a tecnologia como um auxílio.

Leia também