Da base ao profissional: Palmeiras pode fechar o ano com amplo domínio dos títulos nacionais


O Palmeiras está a uma vitória de conquistar o Brasileirão-2022, o que pode acontecer já nesta quarta-feira, contra o Fortaleza, no Allianz Parque. Paralelamente a isso, o Verdão segue em busca de títulos pela base: a Copa do Brasil sub-20 e o Brasileirão sub-17. Se concretizar essas metas, o Alviverde terá conquistado quase todas as taças nacionais disputadas durante esta temporada no Brasil.


> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Dos sete troféus nacionais de primeira divisão que a CBF chancela em campeonatos masculinos, o Palmeiras só não tem possibilidade de conquistar dois: a Copa do Brasil, que foi vencida pelo Flamengo, e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, vencido pelo Cuiabá.

Duas delas, por exemplo, o Verdão já levou: o Campeonato Brasileiro sub-20, conquistado em cima do Corinthians, em Itaquera, e a Copa do Brasil sub-17, com vitória sobre o Vasco na decisão em São Januário. Ambas as finais tiveram gols de Endrick para decidir.

Isso sem contar a Copinha, que não é organizada pela CBF, e sim pela Federação Paulista de Futebol, mas é um torneio que reúne equipes de todo o Brasil e foi conquistada pelo próprio Palmeiras. Aliás, o título desse tradicional torneio de base nacional também foi conquistado com direito a gol de Endrick na partida final.

COPINHA FINAL -  PALMEIRAS X SANTOS
COPINHA FINAL - PALMEIRAS X SANTOS

Palmeiras conquistou a Copinha (Foto: Alex Silva/LANCEPRESS!)

No Brasileirão profissional, que está muito bem encaminhado, o time precisa de uma vitória em quatro rodadas para poder gritar "é campeão". Endrick também foi importante na campanha com dois gols na virada sobre o Athletico-PR na última rodada. Ou seja, praticamente quatro títulos garantidos entre os seis citados até aqui.

Mas as conquistas podem não parar por aí. Isso porque o Alviverde está na semifinal da Copa do Brasil sub-20, na qual enfrenta o Internacional, nesta terça-feira, na Arena Barueri, pela partida de ida. Se passar, pega Flamengo ou Ceará na decisão do torneio.

Além disso, o Palmeiras disputa a semifinal do Brasileirão sub-17. No primeiro jogo do confronto, o Verdão goleou o Athletico-PR por 4 a 1, no Allianz Parque, e pode perder por até dois gols de diferença na partida de volta para ir para a final, que pode ser contra Grêmio ou Santos, que empataram a primeira partida, em Porto Alegre.

Em resumo, dos oito títulos nacionais masculinos mencionados acima, o Verdão pode terminar o ano com seis deles em suas mãos. Algo bastante significativo e que mostra o poder do clube tanto no âmbito profissional, quanto na base, na qual o Alviverde parece estar cada vez mais forte e sem deixar muita coisa para os rivais.

Títulos nacionais conquistado pelo Palmeiras em 2022

- Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha)
- Campeonato Brasileiro sub-20
- Copa do Brasil sub-17

Títulos nacionais em disputa pelo Palmeiras em 2022

- Campeonato Brasileiro (uma vitória para ser campeão)
- Campeonato Brasileiro sub-17 (semifinal)
- Copa do Brasil sub-20 (semifinal)

Títulos nacionais não conquistados ou não disputados pelo Palmeiras

- Copa do Brasil (vencida pelo Flamengo)
- Campeonato Brasileiro de Aspirantes (vencido pelo Cuiabá)