Curiosidades olímpicas da modernidade

Redação Yahoo! Brasil
Yahoo! Esportes

- As medalhas de ouro que serão distribuídas em Londres-2012 serão as maiores e mais pesadas da história. Pesarão 400 gramas, o dobro da média das edições anteriores.  Somados os seis gramas de ouro puro e o resto de prata, uma delas teria valor de mercado de R$ 1.300.

- Campeã no quadro geral de medalhas em 2008, a China só conquistou sua primeira medalha em Los Angeles-1984. Xu Haifeng levou o ouro na pistola de 50 metros.

- Pelo menos um derrotado foi aplaudido de pé em Olimpíadas. Vindo da Guiné Equatorial, o nadador Eric “Enguia” Moussambani roubou a cena em Sydney-2000. Em uma das eliminatórias dos 100 metros livre, nadou pela primeira vez em uma piscina olímpica, de 50 metros. Fazia seis meses que tinha entrado na água para nadar pela primeira vez. Completou a prova, levando a galera ao delírio, em 1min52s72. Um minuto a mais que o recorde mundial.

- Em uma das mais apoteóticas cerimônias de abertura da história, Barcelona-1992 enganou telespectadores do mundo inteiro no ritual de acendimento da pira olímpica. Antonio Rebollo, um arqueiro paraolímpico, atirou uma flecha em chamas que caiu fora do estádio. Um truque de posicionamento da câmara fez parecer que ele acertou o alvo. Confira comigo no replay.

- Os marcadores de tempo já ameaçaram medalhas de vários atletas. Um deles é o nadador brasileiro Gustavo Borges. Vice-campeão nos 100 metros livre em Barcelona-1992, ele foi considerado último colocado por longos minutos. Foi necessário que os árbitros assistissem ao videotape. Chegaram à conclusão de que ele tinha chegado em quarto lugar. Gustavo insistiu. Perceberam que não estavam analisando o nadador da raia errada. Finalmente a prata veio.

- Por pouco as Olimpíadas não perderam muito do seu peso nos anos 60. O então presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Avery Brundage, queria acabar com todos os esportes por equipes e também com os Jogos de Inverno. Foi obrigado a desistir da ideia.

- O etíope Abebe Bikila foi o primeiro negro a conquistar a maratona, em Roma-1960, mesmo correndo descalço. Repetiu o ouro em Tóquio-1964, já calçado.

- A única mulher que não se submeteu a um teste de gênero nas Olimpíadas de Montreal, em 1976, foi a princesa Anne, do Reino Unido. Ela competia na equipe de equitação. A rainha Elizabeth II achava que o teste era inadequado…

- Uma grávida já bateu recorde durante as Olimpíadas. Foi em Londres-1984, quando a norte-americana Evelyn Ashford fixou a nova marca dos 200 metros rasos. Diz ela que a gravidez já tinha uma semana... parecia mais.

- Depois de décadas de segregação racial, apenas em Atlanta-1996 um negro sul-africano conquistou uma medalha de ouro. Foi o maratonista Josia Thugwane.

- Os primeiros Jogos de Inverno foram disputados em 1924, mas foi apenas em 1994 que passaram a acontecer dois anos depois dos Jogos de Verão.



















Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também