Croácia x Japão: Modric é sex symbol e mais bonito que Cristiano Ronaldo para japoneses; entenda

Às 12h, a bola vai rolar para Japão e Croácia para decidir quem avança para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar — e quem poderá enfrentar o Brasil na próxima fase, caso a seleção vença a Coreia, às 16h. Os jogadores japoneses terão todas as suas atenções voltadas para Luka Modric, capitão da Croácia e principal nome do futebol no país, um dos pilares da seleção que conquistou o vice-campeonato em 2018. De casa, os espectadores japoneses também têm seus olhos no jogador, mas por outro motivo: lá, ele é considerado um sex symbol.

Em 2019, os jornalistas Vicente Azpitarte e Jose Manuel Puertas resolveram contar a história de vida do atleta. "Luka Modric: Filho da guerra" relata a história do jogador que precisou deixar sua cidade natal durante a Guerra de Independência da Croácia, em 1991, que virou uma zona de guerra. De lá, foi passando por diversos clubes europeus até chegar ao Real Madrid, onde alcançou suas maiores glórias no futebol de clubes e, mais tarde, chegou até a final da Copa do Mundo com a pouco tradicional seleção croata.

O livro rodou o mundo, e os jornalistas foram convidados a participar do lançamento no Japão. Quando chegaram lá, a primeira surpresa: a capa, que originalmente mostrava o jogador em ação com a bola nos pés, ganhou um viés diferente na edição japonesa. Os editores escolheram uma imagem do atleta de lado, com os cabelos para trás, colocando mais ênfase na aparência física do que seu desempenho como jogador.

Ao chegar lá, Azpitrate perguntou o motivo da abordagem diferente na edição japonesa. A resposta surpreendeu mais ainda: os editores explicaram que no Japão, ele é considerado um dos jogadores de futebol mais bonitos do mundo. "Ele é um sex symbol, as mulheres daqui acham ele mais bonito do que o Cristiano Ronaldo", contou um editor.

Apesar de o rosto de Modric ser o principal atributo da capa do livro na versão do Japão, o jornalista também foi informado de que a história do jogador também faz com que ele se torne mais "bonito" na visão das pessoas.