Criticado no Vasco a destaque na Europa: Evander entra em time da temporada no Fifa 20

Rodrigo Portella*
LANCE!


Os torcedores do Vasco que jogam o "Fifa 20", game da "EA" que reproduz futebol, podem ter se surpreendido na última semana ao ver um ex-jovem jogador da base cruz-maltina recebendo um personagem especial no mundo virtual. Aos 22, o brasileiro Evander deixou o clube e hoje é eleito um dos craques do campeonato nacional na Dinamarca.

Ao LANCE!, o atleta estacou seu progresso como atleta após duras críticas por parte da torcida carioca e contou ter ficado contente ao ver seu rosto junto de outros astros do futebol na seleção de cartas do modo Ultimate Team. Evander, que é apaixonado pelo game, diz ter curtido a novidade.

- Fiquei superfeliz! Ainda mais pra mim que jogo Fifa e, poder ver uma carta especial, acho que isso é fruto de tudo que venho fazendo dentro de campo. Gostei das skills. Poderia estar um pouco melhor, mas gostei sim (risos) - brincou Evander, que preferiu não contar qual atribuição poderia ser melhor.



Role para baixo para continuar lendo
Anúncio


A carta faz parte de uma série de eventos dentro do game onde foram escolhidos os melhores atletas de cada liga para receberem atualizações especiais. Assim como ele está entre os melhores da temporada dinamarquesa, Cesinha, do Daegu, da Coreia do Sul, também entrou na categoria da competição sul-coreana.

A carta estava disponível por um pequeno período de tempo e já deixou o jogo. Os usuários que desejassem ter o brasileiro com jogabilidade de 92, padrões considerados altos para o game - Messi, por exemplo, em sua carta usual é 94 e bateu 99 em sua carta especial - precisaram realizar um desafio de gols e jogadas durante os diferentes modos do Ultimate Team.



Ao decidir trocar o calor do Rio de Janeiro pela gélida Dinamarca, Evander precisou amadurecer e aprender com as críticas que recebia da torcida. Ele, que foi emprestado ao Midtjylland antes de assinar oficialmente com o clube, chegou em 2019 no país e se destacou. As reclamações dos vascaínos parecem ter ajudado.

- As críticas em alguns pontos e momentos são bem vindas pro amadurecimento do jogador e quando cheguei aqui no Midtjylland estava com outra cabeça. Tenho tido um crescimento bom e claro que espero evoluir cada vez mais. Estou num bom momento agora, mas, graças à Deus e aos meus companheiros de equipe. Se seguirmos nesse foco, vamos conquistar coisas grandes pra temporada.


Evander pode ganhar chance na final do Carioca
Evander pode ganhar chance na final do Carioca

Evander com a camisa do Vasco (Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)


Ele ainda abriu o jogo e revelou como foi deixar o clube onde atuava desde os 11 anos.

- Foi difícil sair de um clube e também pela maneira como saí, por não está jogando muito... Mas, acho que foi necessário pra mim e pro andamento da minha carreira. Ir pra um novo país, uma outra “escola” de futebol e uma nova experiência. Era um momento que precisava ter uma sequência de jogos e minha vinda pro Midtjylland me ajudou demais nisso e no amadurecimento do meu futebol.

Enquanto os times brasileiros ainda debatem o retorno do futebol, no país escandinavo, o período de pandemia por conta das infecções do coronavírus não afeta mais o futebol. Segundo Evander, estão sendo tomadas algumas medidas para que os atletas sigam saudáveis contra o COVID-19.

- Estamos treinando normalmente já. Claro, mantendo as precauções ainda e respondendo alguns questionários antes do treino e os jogos ainda sem torcida, mas, aos poucos, conforme as coisas forem melhorando, eles devem liberar um número X de torcedores , para que comecem a entrar nos estádios.

A carta 92 de cor azul, tão sonhada pelos jogadores do game, destoa da simples carta que o jogador ainda exibe no "Fifa". Ele recebeu atribuições de uma carta prata, com 71 de média geral. Meio-campista, sua melhor atribuição é o drible, jogabilidade importante também nos jogos online.

*sob supervisão de Tadeu Rocha











Leia também