Cristiano Ronaldo chega no Al-Nassr com o objetivo de impulsionar o futebol na Arábia Saudita


Na história do futebol, diversos atletas se aventuraram em terras "desconhecidas" com o propósito de desenvolver e estimular o esporte em nações onde a bola redonda não era tão popular. Os casos de Pelé, no New York Cosmos, e Zico, no Kashima Antlers, são os mais emblemáticos na memória do torcedor brasileiro.

A chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, da Arábia Saudita, levantou questionamentos sobre a escolha do astro português por um mercado sem muito destaque no cenário mundial do esporte para a fase final de sua carreira. Mas os fatores que levam CR7 a embarcar neste desafio devem ir muito além de seu desempenho dentro das quatro linhas, assim como aconteceu nos EUA e no Japão com a presença dos camisas 10 brasileiros.

+ Messi, Benzema… Veja nomes do futebol europeu que já podem assinar com outro clube

DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL

Na última terça-feira, durante sua apresentação oficial na equipe saudita, Cristiano Ronaldo surpreendeu ao revelar os motivos pelo qual aceitou a oportunidade de jogar no país asiático. Além do salário astronômico, o português espera ser parte do desenvolvimento do futebol feminino no país, das novas gerações de atletas e espera mudar a visão da Arábia Saudita no mundo, como revelou durante sua coletiva de imprensa.

- Quero transmitir uma visão diferente do país e do futebol daqui, por isso aceitei o desafio. É uma grande oportunidade, não só no futebol, de mudar a mentalidade das nova geração, da geração das mulheres. Eu dei minha palavra a esse clube para desenvolver não só o futebol, mas outras partes desse incrível país. É uma oportunidade de ajudar com meu conhecimento e minha experiência a crescer em muitos pontos, como no futebol feminino. Provavelmente, muitos não sabem, mas o Al-Nassr tem futebol feminino também. Eu quero dar uma diferente visão do futebol, do país na perspectiva de todos.

Apresentado dentro de um Mrsool Park lotado de torcedores e fãs, o jogador participou de uma foto oficial com o elenco de futebol feminino do Al-Nassr e com crianças que pertencem as categorias de base do clube e que sonham viver do esporte e, quem sabe, representar a Arábia Saudita no futuro.

No tempo em que esteve no gramado sendo exaltado pelos torcedores, o atacante também chutou bolas autografadas para alguns sortudos que estavam presentes nas arquibancadas. Mas umas delas o português optou por não lançar de forma aleatória, mas sim dar na mão de uma torcedora infantil de sua nova equipe.

Logo após sua apresentação, Cristiano Ronaldo mostrou empolgação ao participar de um treinamento com seus companheiros e se colocar à disposição de Rudi Garcia para ser relacionado nos próximos jogos. Nesta quinta-feira, o Al-Nassr encara o Al Taee pelo Campeonato Saudita, o que pode representar a estreia do veterano.

Cristiano Ronaldo - Al-Nassr
Cristiano Ronaldo - Al-Nassr

Cristiano Ronaldo foi recebido por mulheres e jovens do Al-Nassr (JORGE FERRARI / AL NASSR FOOTBALL CLUB / AFP)

BUSCANDO RELEVÂNCIA NO CENÁRIO MUNDIAL

Na última Copa do Mundo, a Arábia Saudita contou com seis jogadores que pertenciam ao Al-Nassr. Na competição, a equipe surpreendeu o mundo do futebol ao vencer a Argentina na estreia, mas foi derrotada diante da Polônia e do México, e não conquistou classificação às oitavas de final após um início surpreendente.

Em 2023, a Copa do Mundo Feminina não contará com a presença da Arábia Saudita. Dentre as seleções que representam a Ásia, Japão, China, Coreia do Sul e Vietña conquistaram suas vagas diretas. Além disso, Tailândia e Taipé Chinês disputarão outros três lugares restantes contra oito seleções que sonham com uma classificação via repescagem.

Além disso, a Arábia Saudita sonha em sediar a Copa do Mundo em 2030 ou 2034 e acredita que a presença de Cristiano Ronaldo será essencial como uma espécie de embaixador do país. Outras nações que buscavam desenvolver o esporte, como Estados Unidos e Japão, conseguiram receber a competição em 1994 e 2002, respectivamente. Resta saber como o processo com o astro português acontecerá nos próximos anos.

Cristiano Ronaldo - Al-Nassr
Cristiano Ronaldo - Al-Nassr

Cristiano Ronaldo busca fomentar futebol feminino e novas gerações na Arábia Saudita (AFP)