Cristiano Ronaldo bate recorde, Portugal faz três gols no segundo tempo e vence Gana

CR7 fez o primeiro gol de Portugal (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)


Foi com emoção, mas Portugal estreou com o pé direito na Copa do Mundo. A seleção portuguesa venceu Gana por 3 a 2 no estádio 974, em Doha, no Qatar, nesta quinta-feira. Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão marcaram para os portugueses, enquanto André Ayew e Bukari fizeram para os africanos. Com o gol, CR7 superou recorde de Pelé e se tornou o único jogador a marcar em cinco Copas do Mundo.

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas do Mundo? Veja votação na redação do L!

Com o resultado, a seleção das quinas assume a liderança do Grupo H, com três pontos. Já as Estrelas Negras amargam a lanterna.

Na próxima segunda-feira (28), às 10h (horário de Brasília), as Estrelas Negras medem forças com a Coreia do Sul. Mais tarde, às 16h, o grande jogo do grupo entre Uruguai e Portugal acontece no estádio Lusail.

+ Veja tabela e simule os jogos da fase de grupos da Copa do Mundo

PRIMEIRO TEMPO SONOLENTO
Portugal começou a partida controlando a posse de bola e tentando encontrar espaços na linha de cinco defensiva de Gana, porém o esquema sem pontas de Fernando Santos não funcionou. As Estrelas Negras defendiam em bloco defensivo compacto, e a seleção das quinas só conseguiu entrar na área através de cruzamentos.

A melhor chance no primeiro tempo veio após erro na saída de bola da seleção africana. Otávio, brasileiro naturalizado português, lançou Cristiano Ronaldo na marca do pênalti. O goleiro Ati Zigi saiu rápido do gol e conseguiu dividir o chute de CR7.

CR7 APARECE, MAS GANA DÁ RESPOSTA RÁPIDA

Gana voltou melhor no segundo tempo, mas os europeus abriram o placar com Cristiano Ronaldo. O árbitro marcou pênalti de Salisu em CR7. O astro português bateu e colocou Portugal em vantagem.

A vantagem portuguesa durou poucos minutos. Após boa jogada pela esquerda, Kudus invadiu a área e acionou André Ayew na pequena área. A bola passa pelo meio das pernas de Danilo, e o camisa 10 consegue igualou o marcador.

'GARÇOM' BRUNO FERNANDES BRILHA

No entanto, Portugal não se abateu com o empate e logo retomou a liderança. Bruno Fernandes achou lindo passe para João Félix. Na cara do gol, o atacante chutou cruzado e colocou novamente a seleção portuguesa na frente.

Gana se lançou ao ataque e deixou mais espaços para os europeus explorarem. Novamente, Bruno Fernandes conduziu pelo meio e rolou para Rafael Leão. O atacante do Milan bateu cruzado, anotando o terceiro de Portugal na partida.

Sobrou tempo para Bukari descontar e alimentar as esperanças dos africanos, mas a seleção de Fernando Santos assegurou a vitória, apesar do susto do goleiro Diogo Costa no minuto final.

PORTUGAL 3 x 2 GANA
COPA DO MUNDO - PRIMEIRA RODADA GRUPO H
Local:
Estádio 974, em Doha, no Qatar
Data e horário: 24/11/2022 (quinta-feira), às 13h (de Brasília)
Árbitro: IIsmail Elfath (Estados Unidos)
Auxiliares: Kyle Atkins (Estados Unidos) e Corey Parker (Estados Unidos)
Quarta árbitra: Stéphanie Frappart (França)
VAR: Armando Villarreal (Estados Unidos)
Público: 42.662
Cartões amarelos: Danilo Pereira e Bruno Fernandes (POR); Kudus, André Ayew, Iñaki Williams e Seidu (GAN)
Cartões vermelhos: -
Gols: Cristiano Ronaldo (19'/2ºT) (1-0); André Ayew (27'/2ºT) (1-1); João Félix (32'/2ºT) (2-1); Rafael Leão (34'/2ºT) (3-1) e Bukari (43'/2ºT) (3-2)

PORTUGAL
Diogo Costa; João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; Rúben Neves (Rafael Leão, 32/2ºT) Bruno Fernandes e Bernardo Silva (João Palhinha, 43/2ºT); Otávio (Willian Carvalho, 12/2ºT), Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos, 43/2ºT) e João Félix (João Mário, 43/2ºT).
Técnico: Fernando Santos

GANA
Ati Zigi; Seidu (Lamptey, 21/2ºT), Djiku, Salisu, Amartey e Rahman; Partey e Abdul Samed; Kudus (Osman Bukari, 32/2ºT), Iñaki Williams e André Ayew (Jordan Ayew, 32/2ºT). Técnico: Otto Addo