Criadores de South Park lançam sátira no YouTube utilizando deepfakes

Beatriz Vaccari
·2 minuto de leitura

Dos mesmos criadores de South Park, uma série chamada Sassy Justice estreou no YouTube na última segunda-feira (26) oferecendo vídeos de comédia satírica e deepfakes de celebridades globais. O projeto foi idealizado por Matt Stone, Trey Parker e Peter Serafinowicz.

A primeira parcela chegou à internet apresentando Donald e Ivanka Trump, o conselheiro sênior do presidente Jared Kushner, o chefe do Facebook Mark Zuckerberg e Michael Caine. A novidade também foi compartilhada pelo Twitter oficial do South Park:

As descrições oficiais dos conteúdos revelam que Fred Sassy é "um defensor do consumo americano e repórter do Cheyenne News, uma estação de TV local em Cheyenne [...] Em seu programa semanal, Sassy Justice, Fred vai para a batalha pelo homem comum em sua cidade natal."

Os vídeos estão bem recebidos pelos fãs da série, além de surpreenderem com a tecnologia deepfake. Para criar esse tipo de conteúdo, é necessário o uso do software de inteligência artificial para combinar e sobrepor imagens e vídeos existentes de uma pessoa e assim criar uma espécie de montagem em movimento.

Nos vídeos, a narração brinca com a utilização da tecnologia. "Os tempos estão mudando. Os golpistas estão encontrando novas maneiras de tirar vantagem de você, o consumidor. Agora, com uma tecnologia chamada deepfake, você pode ser enganado de maneiras nunca antes possíveis."

Ainda não se sabe quais serão as próximas "vítimas" de Matt Stone e Trey Parker. Até o momento desta publicação, o canal Sassy Justice já contava com seis vídeos acumulando mais de 180 mil visualizações em um deles.

Quanto a South Park, a série lançou a 24ª temporada com um especial de uma hora sobre o novo coronavírus, em que os personagens retornam às atividades escolares cumprindo as orientações de segurança e higiene da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech: