De CR7 indiscreto a técnico enforcado: relembre os memes da primeira semana de Copa do Mundo

Alguns candidatos a meme desta Copa do Mundo já surgiram ao longo de uma semana de competição no Catar. Se para a história entram nomes como Pelé e Maradona, nas redes sociais também são eternizados outras personagens dos Mundiais, como o pé frio de Mick Jagger e a temida bola Jabulani em 2010, o desânimo do gaúcho que se tornou símbolo da torcida brasileira na derrota para a Alemanha em 2014, e o “bruxo do hexa” em 2018.

Simulador: Você decide quem será campeão da Copa do Catar

Tabela da Copa: Datas, horários e grupos do Mundial do Catar

No Catar, uma das imagens que mais estamparam memes na internet até aqui é a da mascote oficial do torneio, La'eeb. Representação do lenço tradicionalmente usado no mundo árabe, a personagem virou meme por conta do seu olhar julgador. O contexto é a repressão aos direitos LGBTQIA+ no país-sede do Mundial. Nas redes sociais, La'eeb é tratado como uma espécie de “guardião” das normas cataris que condenam a homossexualidade.

Outro meme com origem nas controversas normas adotadas no Mundial do Catar é o protesto feito pelos jogadores da Alemanha que posaram para foto com as bocas tampadas antes da partida contra o Japão. Depois de vencerem o confronto, os japoneses tiraram sarro dos alemães reproduzindo o gesto de Manuel Neuer e companhia.

Também virou meme a campanha publicitária com Messi e Cristiano Ronaldo jogando xadrez. Destaques individuais da primeira rodada da Copa foram inseridos na foto a partir de montagens, como o equatoriano Enner Valencia e o saudita Salem Al-Dawsari, autor de um golaço na vitória de sua seleção contra a Argentina.

Outro que apareceu em algumas versões da foto de Messi com Cristiano Ronaldo foi o goleiro Ochoa. Figura mística em Copas do Mundo, o mexicano defendeu pênalti de Lewandowski na partida contra a Polônia e renovou a crença dos que acreditam que o goleiro hiberna por quatro anos para brilhar nos Mundiais.

Num empate por 0 a 0 quase sem nada para destacar entre Uruguai e Coreia do Sul, uma expressão facial do atacante Heung-min Son se tornou um meme instantâneo: um olhar de decepção do camisa 7 sul-coreano, que usava uma uma máscara de proteção na partida.

Também rendeu memes nas redes sociais uma imagem de Cristiano Ronaldo em um momento, digamos, de intimidade durante a partida de Portugal contra Gana.

Na estreia da seleção brasileira, um torcedor enlouquecido com o golaço marcado por Richarlison também fez sucesso na internet. Muitos compararam a imagem com a de um torcedor brasileiro celebrando a classificação do Brasil para as semifinais da Copa de 2014, em vitória contra a Colômbia, na Arena Castelão.

Já na segunda rodada da Copa do Mundo, chamou a atenção dos internautas a imagem de um jogador da seleção do Irã enforcando o técnico Carlos Queiroz ao comemorar o segundo gol do time na vitória contra o País de Gales.