Coutinho retorna à Seleção para os jogos com a Colômbia e Argentina

·3 min de leitura
Neymar (D) e Lucas Paquetá celebram gol sobre o Uruguai, pelas Elimiantórias da Copa do Mundo de 2022 (AFP/NELSON ALMEIDA)

As ausências de Richarlison e Vinicius Jr e a volta do meia Philippe Coutinho são as grandes novidades do Brasil para as duas próximas partidas em novembro pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, contra Colômbia e Argentina, quando a seleção pode selar sua vaga para o Mundial no Catar.

Coutinho, meia do Barcelona, voltou a ser convocado após um ano de ausência devido a uma lesão no menisco sofrida em dezembro durante um jogo do Campeonato Espanhol, de acordo com a lista com 23 nomes, entre eles Neymar, apresentada por Tite nesta sexta-feira.

“Ele (Coutinho) é um meia articulador, um grande jogador que está retornando ao seu padrão”, disse o técnico da seleção brasileira em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

O jogador do Barça de 29 anos não atua pela seleção desde a segunda rodada da eliminatória, em 14 de outubro de 2020, quando o Brasil venceu o Peru por 4 a 2 em Lima.

Além da volta de Coutinho, o Brasil terá outras novidades significativas. O campeão olímpico Richarlison, do inglês Everton, e Vinicius Jr, do espanhol Real Madrid, não foram convocados.

“O desempenho e a oportunidade que Raphinha e Antony tiveram, foi um momento importante para a convocação”, explicou Tite sobre a ausência de Vinicius.

Richarlison, um dos destaques da Seleção, não esteve entre os convocados para as últimas três rodadas das eliminatórias em outubro por lesão, mas agora, segundo o treinador, não foi chamado por decisão técnica.

- Sem jogadores que atuam no Brasil -

Além disso, em acordo com os clubes, Tite não convocou atletas que atuam no Campeonato Brasileiro, como Gabriel Barbosa 'Gabigol', Everton Ribeiro, Guilherme Arana e Weverton.

A medida foi tomada por conta da reta final do Brasileirão e das finais das Copas Libertadores (Flamengo e Palmeiras, em 27 de novembro) e Sul-americana (em 20 de novembro, Bragantino e Athletico-PR).

“Em caso de lesão ou suspensão por multas, usaremos a prerrogativa de convocar um atleta” das equipes locais, se for necessário, explicou Juninho Paulista, coordenador da seleção.

A exceção fica por conta da primeira convocação do goleiro Gabriel Chapecó, de 21 anos e reserva do Grêmio.

Líder invicto das eliminatórias, com 31 pontos em onze jogos de 18, o Brasil receberá a Colômbia no dia 11 de novembro em São Paulo e visitará a Argentina cinco dias depois, em San Juan.

Lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool, ING), Ederson (Manchester City, ING), Gabriel Chapecó (Grêmio).

Defensores: Danilo (Juventus, ITA), Emerson Royal (Tottenham, ING), Alex Sandro (Juventus, ITA), Renan Lodi (Atlético Madrid, ESP), Eder Militão (Real Madrid, ESP), Lucas Veríssimo (Benfica, POR), Marquinhos (PSG, FRA), Thiago Silva (Chelsea, ING).

Volantes: Casemiro (Real Madrid, ESP), Fred (Manchester United, ING), Fabinho (Liverpool, ING), Gerson (Olympique de Marselha, FRA), Lucas Paquetá (Olympique de Lyon, FRA), Philippe Coutinho (Barcelona, ESP).

Atacantes: Antony (Ajax, HOL), Roberto Firmino (Liverpool, ING), Gabriel Jesus (Manchester City, ING), Matheus Cunha (Atlético Madrid, ESP), Neymar (PSG, FRA), Raphinha (Leeds United, ING).

raa/jm/ol/lca

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos