Coutinho inspira o Liverpool à vitória contra o Everton

(Reuters) - Philippe Coutinho foi a inspiração do Liverpool na confortável vitória por 3 x 1 em casa contra o Everton, na 228ª edição do dérbi de Merseyside neste sábado, levando o clube provisoriamente à terceira posição do Campeonato Inglês.

Sadio Mané abriu o placar e Matthew Pennington empatou para o Everton, mas Coutinho e Divick Origi confirmaram a segunda vitória do Liverpool sobre o seu vizinho nesta edição da Premier League.

O Liverpool não perde há 12 dérbies válidos pela liga inglesa e abriu o placar aos 8 minutos quando Sadio Mané aproveitou os buracos defensivos do Everton para fazer seu 13º gol na temporada, tabelando com Firmino e segurando dois adversários antes de chutar rasteiro e cruzado para superar Joel Robles. 

O Everton estava sem os lesionados Ramiro Funes Mori e Seamus Coleman, e a linha defensiva pouco entrosada sofreu para lidar com os atacantes do Liverpool.

Mas Pennington fez sua primeira partida pelo Everton na temporada e marcou o gol do empate, aos 28 minutos do primeiro tempo, completando uma jogada de escanteio após um corte de Dejan Lovren.

O inexperiente zagueiro foi batido, três minutos depois, quando Coutinho passou por Idrissa Gueye, fintou Pennington e colocou a bola no ângulo.

Anfield homenageou o falecido ex-treinador Liverpool Ronnie Moran antes da partida, e as emoções apuradas estenderam-se quando Ross Barkley, do Everton, escapou de um cartão vermelho por uma entrada dura em Lovren, aos 39 minutos.

Mané machucou-se após uma colisão com Leighton Baines, mas seu substituto, Origi, marcou três minutos após entrar em campo, com um belo chute de fora da área, após receber a bola de um incrível Coutinho.