Costa Rica surpreende, vence o Japão e 'ajuda' a Alemanha no Grupo E da Copa do Mundo


Na abertura da segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo, a Costa Rica venceu o Japão por 1 a 0 neste domingo. O meio-campista Keysher Fuller foi autor do único gol do duelo, o primeiro entre as equipes na história do Mundial.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

CLASSIFICAÇÃO E TABELA

Com o resultado, o Japão segue no segundo lugar, atrás da Espanha e à frente da Costa Rica, ambos com três pontos. Zerada, a Alemanha entra em campo contra os espanhóis e pode embolar de vez o grupo. Na próxima quinta-feira, o Japão, enfrenta a Espanha, enquanto a Costa Rica finaliza a fase de grupos contra a Alemanha. As duas partidas serão às 16h (de Brasília).

PRIMEIRO TEMPO SONOLENTO

A partida começou com o Japão propondo o jogo, em busca de espaços, mas sem levar perigo ao gol adversário. Já a Costa Rica seguiu bem postada defensivamente, jogando retrancada e apostando em lançamentos longos para o setor ofensivo.

Ao longo da primeira etapa, os japoneses tentavam achar um buraco na defesa com a troca de passes, enquanto os costarriquenhos tinham dificuldade de sair da linha defensiva e chegar no ataque. As duas equipes abusaram dos erros de passes. O jogo ficou lento, sem objetividade das duas seleções, e os goleiros Gonda e Navas praticamente não tiveram trabalho.

Japão x Costa Rica
Japão x Costa Rica

Primeiro tempo sem intensidade na partida (Foto: Raul ARBOLEDA / AFP)

SEGUNDO TEMPO: ENFIM A FINALIZAÇÃO DA COSTA RICA

Logo no primeiro minuto, Navas fez boa defesa em um ataque do Japão, que seguiu pressionando com mais posse de bola, efetividade e perigo no campo adversário, enquanto a Costa Rica não conseguiu evoluir e manteve a equipe retrancada.

Em uma das poucas tentativas de ataque, Fuller recebeu na área, bateu colocado e abriu o placar aos 35 minutos, na primeira finalização dos costarriquenhos na Copa do Mundo.

Após o gol, o jogo ficou mais emocionante. Perto do fim, o Japão levou perigo no ataque e parou em Navas, que fez grande defesa. Na sequência, um bate-rebate acabou nas mãos do goleiro costarriquenho.

Japão x Costa Rica
Japão x Costa Rica

Jogadores comemoram o gol de Fuller contra o Japão (Foto:EFE/Esteban Biba)

FICHA TÉCNICA
JAPÃO X COSTA RICA

Local:
Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Qatar (QAT)
Data e hora: 27/11/2022, às 7h (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt (ING) e Simon Bennett (ING)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Renda/Público: Não informado

Gol:
Fuller (1-0 35'2°)
Cartões Amarelos: Contreras, Borges e Calvo (CRC), Itakura, Yamane e Endo (JAP)
Cartão Vermelho: Não teve

JAPÃO (Técnico: Hajime Moriyasu)

Gonda, Itakura, Yamane (Mitoma - 16' 2°), Yoshida e Nagatomo (Hiroki Ito - 1' 2°) ; Endo, Morita, Soma (Minamino 37' 2°) e Kamada; Doan (Ito - 21' 2°) e Ueda (Asano - Intervalo).

COSTA RICA (Técnico: Luis Fernando Suárez)

Navas, Waston, Duarte, Calvo e Oviedo; Celso Borges (Salas - 43'2°), Tejeda, Fuller e Gerson Torres (Aguilera - 18' 2°) ; Contreras (Bennette - 19' 2°) e Campbell (Chacón - 49'2°).