Coronavírus: o que você pode fazer para ajudar mesmo dentro de casa

Yahoo Vida e Estilo
No meio da quarentena é fácil pensar que não podemos fazer mais para ajudar. Foto: Getty Images
No meio da quarentena é fácil pensar que não podemos fazer mais para ajudar. Foto: Getty Images

O surto do novo coronavírus tem deixado todos nós alarmados- e com razão. A economia global está em decaída, muitos negócios estão sofrendo com a quarentena, assim como seus funcionários.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

E nos siga no Google News: Yahoo Notícias | Yahoo Finanças | Yahoo Esportes | Yahoo Vida e Estilo

O que acarreta em uma certa ansiedade na sociedade, já que todos nós precisamos ficar em casa para achatar a curva de propagação do vírus. O que podemos fazer para ajudar, se estamos de mãos atadas dentro de casa? 

Leia também

A resposta vai muito além do lave as mãos, fique em casa e use álcool gel. Existem algumas alternativas para que você não se sinta tão culpado pelo isolamento social e possa ajudar ao próximo (mesmo que a distancia). Olha só: 

Apoie o comércio local

Ajudar o comércio local pode salvar seu bairro. Foto: Getty Images
Ajudar o comércio local pode salvar seu bairro. Foto: Getty Images

Você já deve ter ouvido isso mil vezes, mas se ainda não entendeu muito bem o que isso significa aqui vai: sabe aquela padaria na esquina de casa, ou aquela marca de roupa do seu bairro que ainda precisam de ajuda? Confira se eles estão fazendo vendas por telefone ou entregando em casa de maneira higienizada. 

Peça comida perto de casa

Aquela pizzaria ou restaurante na esquina da sua casa provavelmente também precisa de ajuda. O delivery é uma das maneiras nas quais os restaurantes encontraram para seguir com o negócio aberto. 

A marmita é bem-vinda

Marmitas e comidas congeladas podem ser a salvação. Foto: Getty Images
Marmitas e comidas congeladas podem ser a salvação. Foto: Getty Images

Muitos restaurantes e alguns pequenos negócios têm a opção de montar marmitas para a semana e enviar para casa. Muitas marcas contam com pratos que você pode comprar no atacado, se não quiser fazer uma compra pelo supermercado.

Não se esqueça da gorjeta

Pediu comida? não pagou com dinheiro? O próximo passo é ajudar aqueles que estão fazendo o sacrifício de entregar algo para você. Apps como Rappi e Ifood contam com “gorjetas online” onde você pode retribuir serviço com um dinheiro extra para quem não tem opção a não ser estar nas ruas trabalhando. 

Apoie o trabalhador autônomo

Se você tem o privilégio de estar de quarentena e conta com a ajuda de uma diarista, por exemplo, peça para que fique em casa. E, se puder, continue pagando autônomos que não tem o preparo financeiro.Se você tem uma psicóloga, por exemplo, é interessante marcar reuniões por Skype e ainda sim pagar pelo tempo da profissional.

Não posso ajudar, e agora?

Por que não exaltar o comércio local nas redes? Foto: Getty Images
Por que não exaltar o comércio local nas redes? Foto: Getty Images

A verdade é que nem sempre temos condições da ajudar todo mundo nessa situação. Se você não pode ajudar financeiramente, experimente ajudar divulgando trabalhos bacanas nas redes sociais, e enaltecendo quem também precisa de mais 

Ajude um velhinho

Não está no grupo de risco e não tem histórico nenhum de doenças? Verifique se algum idoso em seu prédio ou em seu bairro precisa de ajuda para fazer compras- e as faça por ele (sem se esquecer da higienização). Isso vale para compras extremamente necessárias como supermercado e farmácias. 

Mantenha os idosos em casa

Manter os idosos em casa pode ser essencial. Foto: Getty Images
Manter os idosos em casa pode ser essencial. Foto: Getty Images

Falando em fazer algo pelos mais velhos, é importante conscientizar quem está acima dos 60 anos sobre ficar em casa. Seja por telefone com a sua avó ou até mesmo no grupo de WhatsApp da família, lembrar os idosos da gravidade do vírus e da importância de ficar em casa nunca é demais, né? 

Leia também