Parte do mundo acha que o Coronavírus tem relação com a cerveja Corona

Yahoo Notícias
Indicadores de buscas no Google apontam que pesquisas relacionando o vírus à cerveja cresceram nos últimos dias. (Foto: Getty Images)
Indicadores de buscas no Google apontam que pesquisas relacionando o vírus à cerveja cresceram nos últimos dias. (Foto: Getty Images)

As coincidências entre o novo Coronavírus e a cerveja Corona acabam no nome. Mas para alguns, a similaridade é motivo de pesquisa na internet.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

As buscas no Google feitas por usuários brasileiros com os termos “Cerveja Corona” e “Cerveja Corona Virus” tiveram um relativo aumento após o noticiário mundial ser tomado pelo tema. A ferramenta Google Trends aponta que, no Brasil, os termos apresentaram um aumento no interesse a partir do dia 11 de janeiro.

Leia também

O gráfico indica que as buscas por “Cerveja Corona” estavam em alta no fim do ano, por conta do período das festas de Natal e Ano Novo. Após essas datas, as pesquisas diminuíram de interesse no período de 2 a 10 de janeiro, mas voltaram a subir a partir do dia 11.

O pico de interesse do termo “Cerveja Corona” aconteceu no dia 23 de janeiro, quando o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil entrava em alerta inicial para o risco de transmissão do Coronavírus.

No mesmo dia, as pesquisas com “Cerveja Corona Virus” que eram zero até então - indicando que não há dados suficientes - começaram a aparecer no buscador.

Os estados brasileiros que tiveram os maiores índices de interesse na pesquisa por “Cerveja Corona Virus” foram Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em azul, as buscas no Google pelo termo 'cerveja corona' nos últimos 30 dias no Brasil. Em vermelho, os índices do termo 'cerveja corona virus' no mesmo período. (Foto: Reprodução/Google Trends)
Em azul, as buscas no Google pelo termo 'cerveja corona' nos últimos 30 dias no Brasil. Em vermelho, os índices do termo 'cerveja corona virus' no mesmo período. (Foto: Reprodução/Google Trends)

Leia mais sobre o surto do novo Coronavírus

Uma das explicações está na sugestão que o próprio Google faz em seu mecanismo de busca. Ao digitar “corona” no Google, “vírus da cerveja corona” surge como uma das opções que a pesquisa prevê.

O vírus responsável pela doença - assim como outros da família Coronavírus - recebe esse nome por ter tem pontas similares a uma coroa em sua superfície. No latim, coroa é “corona”.

Até agora, três casos estão registrados como suspeitos pelo governo federal. Um em Belo Horizonte (MG), outro em Porto Alegre (RS) e um terceiro em Curitiba (PR). Com o registro de casos suspeitos em investigação, o número de alerta passou agora para o nível 2, de “risco iminente”.

O último boletim das autoridades chinesas, emitido na manhã desta quarta-feira (29), aponta que 132 pessoas morreram e quase 6 mil estão infectadas no país.

EUA E MUNDO

Nos Estados Unidos, o termo de pesquisa “Vírus da Cerveja Corona” é mais comum em Iowa e Oklahoma, enquanto as pessoas em Connecticut, New Hampshire e Novo México estão pesquisando mais “Vírus da Cerveja”. Pessoas na Austrália, Índia e Canadá também estão pesquisando termos relacionados ao Corona Beer, de acordo com o Google Trends.

Um professor de marketing da Universidade de Wayne State disse, em entrevista ao WWJ NewsRadio, que tratas-se de “um caso de identidade equivocada”. “Acho que a preocupação aconteceu em nesse mundo onde tudo pode ser encontrado com apenas um toque no celular”, disse Jeffrey Stoltman, ao Miami Herald.

A empresa Corona não comentou publicamente o Coronavírus.

Leia também