Coronavírus: Brasil tem 1º caso de paciente curado

Yahoo Notícias
Cura do paciente foi confirmada pelo governo do estado de São Paulo. (Foto: Getty Images)
Cura do paciente foi confirmada pelo governo do estado de São Paulo. (Foto: Getty Images)

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, o infectologista David Uip, afirmou que o primeiro paciente brasileiro a contrair a doença está curado.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A informação inicial era de que tratava-se de um empresário de 61 anos que esteve na Itália e que retornou ao Brasil no fim de fevereiro. No entanto, ao ser questionado diretamente pela imprensa se o caso de cura era desse mesmo paciente de 61 anos, Uip somente destacou o fato da 1ª cura no Brasil, sem confirmar se era esse o paciente ou não.

Leia também:

Segundo Uip, o paciente curado passou por tratamento no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e a cura foi comprovada por exames clínicos e não somente pelo fim dos sintomas presentes.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Notícias no Google News

A respeito do paciente de 61 anos, não foi divulgado o estado de saúde dos familiares do paciente. Logo que ele retornou da Itália, se reuniu com os parentes na sua casa. Alguns deles, inclusive, chegaram a ser contaminados.

A notificação do 1º caso confirmado de coronavírus no país aconteceu no dia 26 de fevereiro. O paciente infectado era um homem de 61 anos, brasileiro, empresário e residente em São Paulo.

O paciente - que não teve o nome divulgado - havia retornado para São Paulo no dia 21 de fevereiro após uma viagem a trabalho na Itália, onde estava desde o dia 9 fevereiro na região da Lombardia, que vive uma explosão de casos nos últimos três dias.

Segundo a pasta da Saúde, ele apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 23, com febre, tosse, dor de garganta e coriza. O diagnóstico inicial se deu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por uma enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. A notificação ao SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde) do Ministério da Saúde foi feita às 12h08 desta terça-feira (25).

TODAS AS REGIÕES INFECTADAS

Um balanço do Ministério da Saúde mostra que subiu para 98 o número de casos confirmados do novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil. Até esta quinta (13), eram 77 casos. Segundo o ministério, também já há registro de transmissão sustentada do vírus em duas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.

O Governo do Amazonas confirmou o primeiro caso no estado, na noite desta sexta-feira (13), após a coletiva do Ministério da Saúde, que poderia ser considerada o 99º caso. Com o resultado positivo para Covid-19, agora todos as regiões do País possuem casos da doença.

Segundo o ministério, também já há registro de transmissão sustentada do vírus em duas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.

Com a atualização dos números, já são 13 estados com casos confirmados. O maior número ocorre em São Paulo, com 56 registros. Incluindo o resultado de AM, os dados sobem para 14 estados.

Em seguida, estão Rio de Janeiro (16), Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Goiás (3), Santa Catarina (2), Bahia (2), Minas Gerais (2), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1) e Distrito Federal (2).

Ao menos 1.485 pacientes atendidos na rede de saúde aguardam resultado de exames. Outros 1.344 tiveram o diagnóstico descartado para a Covid-19.

O avanço do vírus em diferentes países fez a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar que a situação já representa uma pandemia.

Siga o Yahoo Notícias no Instagram, Facebook e Twitter e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também