Coronavírus: Casos em Blumenau disparam depois de reabertura do comércio

Yahoo Notícias
Shopping em Blumenau teve aglomeração no dia de reabertura - Foto: Reprodução/Twitter
Shopping em Blumenau teve aglomeração no dia de reabertura - Foto: Reprodução/Twitter

A cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, viu os casos do novo coronavírus explodirem desde a reabertura do comércio na cidade, no dia 13 de abril. No dia da medida, eram 68 casos confirmados, contra 177 registrado nesta terça-feira (28), de acordo com o governo de Santa Catarina, configurando um crescimento de 160%.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A prefeitura autorizou a reabertura do comércio depois de um decreto estadual permitir a reabertura de estabelecimentos mediante algumas regras, como obrigação de uso de máscaras pelos funcionários.

Leia também:

Blumenau não registra mortes em decorrência da Covid-19. Em Santa Catarina, são 1.995 casos confirmados e 44 óbitos, de acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Blumenau atribuiu a alta à volta do comércio e à quantidade maior de testes realizados. A testagem foi ampliada dos pacientes internados a pessoas com sintomas de resfriado. A alta dos testes acontece há cerca de uma semana na cidade.

"Podemos dizer que existe uma relação entre a abertura do isolamento e o aumento de casos positivos. Além disso, [há] o fato de estarmos testando mais pessoas", disse Winnetou Krambecko, secretário da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), de acordo com o portal G1.

Também de acordo com o portal o governo do Estado de Santa Catarina alega que o aumento "faz parte de um movimento esperado da doença diante da disseminação do vírus e da ampliação da testagem".

Multidão em shopping

No último dia 22, quando os shoppings foram reabertos, um deles chegou a ter fila e aglomeração de pessoas, entre elas idosos, momentos antes da subida de portas. O estabelecimento acabou notificado pela Justiça e pela Vigilância Sanitária.

O município, porém, diz não ser possível associar o aumento à volta desses espaços em razão do curto espaço de tempo verificado desde então -- menos de uma semana.

Santa Catarina decretou estado de emergência e iniciou a quarentena no dia 17 de março. Os primeiros casos do novo coronavírus em Blumenau foram contabilizados em 22 de março.

Siga o Yahoo Notícias no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também