Corinthians se garante na Liberta em temporada fraca da equipe

Yago Rudá
LANCE!
Gustagol corre para o abraço após marcar o gol da vitória corintiana no Castelão - Ronaldo Oliveira / Photo Premium
Gustagol corre para o abraço após marcar o gol da vitória corintiana no Castelão - Ronaldo Oliveira / Photo Premium


O Corinthians está classificado para a Copa Libertadores 2020. Nesta quarta, o Timão derrotou o Ceará, por 1 a 0, e se garantiu matematicamente no principal torneio de clubes da América do Sul. Com uma rodada de antecedência, o Alvinegro alcançou seu objetivo no Brasileirão. Apesar da noite ser de festa, algumas críticas são necessárias ao trabalho do clube do Parque São Jorge nesta temporada.

Em 19 jogos fora de casa, o Corinthians conquistou apenas quatro vitórias - números baixos para o padrão do clube. A vaga na Libertadores poderia ter sido confirmada com muitas rodadas de antecedência, mas o Timão sofreu uma queda vertiginosa de rendimento nos últimos meses e correu o risco de, pelo segundo ano seguido, não disputar a competição de maior prestígio no continente.

Contra o Ceará, nesta quarta, o Alvinegro teve (de novo) uma atuação abaixo do esperado. É bem verdade que o time não se entregou em momento algum, mas o rendimento dentro das quatro linhas não foi bom. O Alvinegro apenas conseguiu melhorar em campo após a expulsão do meio-campista Lima aos 25 minutos do segundo tempo.

Com um a mais, o Timão passou a ter o controle da partida, viu Janderson crescer de rendimento e, em jogada de Clayson, Gustagol deu o triunfo ao Alvinegro. A postura ofensiva implementada pelo técnico Dyego Coelho merece elogios, mas seu funcionamento ainda está muito longe do ideal para a equipe voltar a ser competitiva contra os principais times da América do Sul.





Ainda é importante ressaltar que a garantia de classificação à Copa Libertadores nesta quarta-feira apenas foi possível graças às posições de destaques do Flamengo - atual campeão continental - e Athletico-PR -atual campeão da Copa do Brasil - na tabela do Brasileirão. Caso contrário, o Corinthians dificilmente teria vaga garantida.

A noite é de festa e assim deve ser. Campeão em 2012, o Timão vai em busca do bicampeonato no ano que vem. A garantia de participação na Libertadores garante patrocínios, adesões aos planos de sócio-torcedor, exposição de marca e dá a esperança de um elenco mais competitivo para a próxima temporada.

Mesmo assim, há de ressaltar que não foi uma boa temporada do Corinthians, sobretudo nesta reta final de ano. A classificação aparece como um alívio ao clube que abdicou de ter um futebol ofensivo em troca de resultados magros e insatisfação nas arquibancadas. Que o 2020 do Timão seja bem diferente!




Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também