Corinthians quer evitar roteiro de 2022 e confirmar supremacia no mata-mata da Copinha

Timão não perdeu pontos na fase de grupos da Copinha (Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians)


Mesmo com um time alternativo, o Corinthians venceu a Ferroviária por 4 a 0, em Araraquara, e não apenas garantiu vaga no mata-mata da Copa São Paulo de Futebol Júnior, como manteve o 100% de aproveitamento na competição. Para alçar voos mais altos e quebrar o jejum de seis anos no torneio, o Timãozinho precisa superar o trauma da última temporada e mostrar sua força no mata-mata da competição.

+ Confira quem sai, quem fica e as movimentações do Timão no mercado

Desde 2013, quando a Copinha deixou de ser Sub-18 e voltou a ser Sub-20, o clube alvinegro não chegou à semifinal apenas em três ocasiões. A primeira foi justamente em 2013, um ano após o octacampeonato, quando a equipe perdeu por 1 a 0 e foi eliminada pelo Bahia na segunda fase. Cinco anos depois, o Time do Povo caiu para o Avaí nas oitavas de final.

+ Veja todas as movimentações do futebol brasileiro na nova ferramenta de mercado do LANCE!

A mais recente eliminação precoce foi na temporada passada, quando o Corinthians reencontrou o Resende-RJ, um dos times no qual o Timãozinho enfrentou na fase de grupos, e acabou sendo eliminado pelos cariocas na terceira fase, com uma derrota por 2 a 1 no tempo normal.

Nas outras seis edições da Copinha, o Timãozinho chegou à final em quatro ocasiões, sendo campeão em 2015 e 2017, e vice em 2014 e 2016. Em 2019 e 2020, a equipe paulista foi eliminada na semifinal por Vasco e Internacional, respectivamente. Em 2021, a competição foi cancelada pela pandemia de Covid-19.

+ Veja tabela e simule os jogos do Paulistão 2023

Para o mata-mata, o técnico Danilo não terá duas das principais joias do Terrão: o meia Guilherme Biro e o atacante Pedro. Ambos foram chamados para defender a Seleção Brasileira no torneio Sul-Americano Sub-20, que acontece na Colômbia entre janeiro e fevereiro. A dupla se apresentou na Granja Comary após a vitória corintiana na rodada inaugural da Copinha, contra o Zumbi-AL.

O Corinthians irá enfrentar o Comercial-SP na segunda fase da Copa São Paulo. A data e o local ainda não foram definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF), mas a tendência é que o Timão permaneça em Araraquara, e o jogo eliminatório será disputado no dia 12 ou 13 de janeiro.