Corinthians leva ampla vantagem sobre o São Paulo em confrontos eliminatórios

GOAL

Por Fernando H. Ahuvia 

Corinthians e São Paulo já protagonizaram grandes duelos eliminatórios ao longo da história. Neste domingo (23), às 16h (horário de Brasília), em Itaquera, as duas equipes irão se enfrentar valendo uma vaga na decisão do Campeonato Paulista.

Quando o assunto é mata-mata, o Corinthians apresenta grande vantagem contra o São Paulo. O Timão tem mais do que o dobro de vitórias em relação ao Tricolor em jogos decisivos. Foram 16 confrontos oficiais até hoje, com 11 triunfos alvinegros contra cinco do time do Morumbi, além de mais três embates em torneios amistosos, dois vencidos pelo clube do Parque São Jorge e um pelo Tricolor, justamente o último entre as duas equipes pela decisão da Florida Cup deste ano.

No atual embate, as chances de o Corinthians aumentar ainda mais essa vantagem é grande já que como venceu o jogo de ida por 2 a 0, no Morumbi, pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim garante vaga na decisão.

Enquanto Corinthians e São Paulo não entram em campo, a  Goal relembra todos os Majestosos eliminatórios da história desse grande clássico paulista. Confira!

Sócrates - Corinthians


(Foto: Divulgação)

SEMIFINAL DA COPA DO ATLÂNTICO DE 1956
Corinthians 2 x 0 São Paulo

Jogando no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 0, com gols de Zezé e Cláudio. O torneio, porém, não teve um campeão, pois a final contra o Boca Juniors não aconteceu.

FINAL DA COPA SÃO PAULO DE 1975
São Paulo 2 (3) x (4) 2 Corinthians

A primeira decisão internacional aconteceu na Copa São Paulo de 1975. O torneio amistoso foi disputado em apenas quatro partidas. O Corinthians derrotou o San Lorenzo por 1 a 0, enquanto o São Paulo venceu o Peñarol por 2 a 1. Na final, no Morumbi, o Tricolor saiu na frente com Liminha e ampliou com Zé Carlos, mas no segundo tempo o Timão reagiu e chegou ao empate, com gols de Vaguinho e Zezé. Nos pênaltis, melhor para o Alvinegro: 4 a 3.

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1982
São Paulo 0 x 1 Corinthians
Corinthians 3 x 1 São Paulo

A primeira decisão de uma competição oficial entre as duas equipes no sistema de mata-matas aconteceu no Campeonato Paulista de 1982. Naquela ocasião, o Corinthians venceu o São Paulo nos dois jogos e conquistou o primeiro dos dois títulos da “Democracia Corinthiana”.

Mesmo enfrentando a “Máquina Tricolor”, bicampeã paulista de 1980/81, o Timão venceu o primeiro jogo com gol único de Sócrates. No segundo, o time comandado por Mário Travaglini voltou a triunfar, agora por 3 a 1, com dois gols de Biro-Biro e um de Casagrande. Dario Pereyra descontou para o São Paulo.

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1983
Corinthians 1 x 0 São Paulo
São Paulo 1 x 1 Corinthians

Assim como no ano anterior, os dois rivais enfrentaram-se na decisão do Paulistão. Novamente o Corinthians de Sócrates, Wladimir, Zenon Biro-Biro e Casagrande conquistou a competição.

No primeiro jogo, vitória do Timão por 1 a 0, com gol de Sócrates. Na volta, mais uma vez, o “Doutor” marcou para o time alvinegro. Marcão ainda empatou para o São Paulo, mas não conseguiu evitar a festa corintiana.

FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1990
Corinthians 1 x 0 São Paulo
São Paulo 0 x 1 Corinthians

A primeira decisão de âmbito nacional entre as duas equipes aconteceu na final do Brasileirão de 1990. O São Paulo de Telê Santana era o favorito, mas o título ficou com o Corinthians de Nelsinho Baptista.

Em ambas as partidas, o Timão venceu pelo placar mínimo e conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro de sua história. Wilson Mano fez o gol do primeiro jogo e Tupãzinho o do segundo.

Neto - Corinthians 1990


(Foto: Divulgação)

SEMIFINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1999
Corinthians 4 x 0 São Paulo
São Paulo 1 x 1 Corinthians

Na semifinal do Campeonato Paulista de 1999, o Corinthians deu um verdadeiro show ao golear o São Paulo por 4 a 0, com dois gols de Marcelinho, um de Ricardinho e um de Dinei. No jogo de volta, bastou um empate em 1 a 1 para a equipe se classificar para a decisão contra o Palmeiras.

Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999

SEMIFINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1999
São Paulo 2 x 3 Corinthians
Corinthians 2 x 1 São Paulo

Corinthians e São Paulo voltariam a se encontrar na semifinal do Campeonato Brasileiro. Graças a atuação destacada do goleiro Dida, o Timão levou a melhor mais uma vez e se garantiu na decisão.

Na partida de ida, vitória do time alvinegro por 3 a 2 com direito a duas defesas de Dida em cobranças de pênalti de Raí. No segundo jogo, nova vitória do Corinthians: 2 a 1.

SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL DE 2002
São Paulo 0 x 2 Corinthians
Corinthians 1 x 2 São Paulo

No único confronto entre as duas equipes pela Copa do Brasil, o Corinthians levou a melhor, avançou para a decisão e conquistou a competição pela segunda vez ao bater o Brasiliense na decisão.

O Timão venceu a primeira partida por 2 a 0, com dois gols do atacante Deivid. Na volta, o São Paulo bem que conseguiu vencer, mas o resultado de 2 a 1 não foi o suficiente para eliminar o time do Parque São Jorge.

Deivid - Corinthians x Brasiliense - Copa do Brasil 2002 - 8/05/2002


(Foto: MAURICIO LIMA/AFP/Getty Images)

FINAL DO TORNEIO RIO-SÃO PAULO DE 2002
São Paulo 2 x 3 Corinthians
Corinthians 1 x 1 São Paulo

Depois de 36 anos, o Corinthians voltou a conquistar o torneio Rio São-Paulo. O Timão terminou na la fase de grupos disputada com 16 times na liderança e passou pelo São Caetano na semifinal antes de encarar o Tricolor na decisão.

No primeiro jogo, vitória do Corinthians por 3 a 2, com gols de Deivid, Leandro e Gil. Adriano e Beletti descontaram para o São Paulo. Na volta, empate em 1 a 1. Reinaldo fez para o São Paulo e Rogério, de falta, empatou para o time do Parque São Jorge.

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2003
Corinthians 3 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 3 Corinthians

Em 2003, o Corinthians voltou a conquistar o Campeonato Paulista sobre o São Paulo. Na decisão, duas vitórias por 3 a 2. 

No primeiro jogo, Rogério, Fábio Luciano e Gil marcaram para o Timão, enquanto Luis Fabiano e Reinaldo descontaram para o Tricolor. Na volta, Jorge Wagner, duas vezes, e Liedson marcaram para o time do Parque São Jorge. Luis Fabiano e Fabiano anotaram para a equipe do Morumbi.

SEMIFINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2009
Corinthians 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Corinthians

Reforçado pelo atacante Ronaldo Fenômeno, o Corinthians superou o São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista com duas vitórias.

No primeiro jogo, no Pacaembu, o Timão conquistou um triunfo heroico por 2 a 1, cum um gol de Cristian no último minuto da partida. Na volta, no Morumbi, os comandados de Mano Menezes venceram por 2 a 0, com gols de Douglas e Ronaldo.

Ronaldo e Morais - Corinthians 2009


(Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

SEMIFINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2013
São Paulo 0 (3) x (4) 0 Corinthians

Em jogo único disputado no Morumbi, as duas equipes empataram sem gols e a decisão foi para os pênaltis. O Timão foi mais eficiente e levou a melhor.

FINAL DA RECOPA SUL-AMERICANA 2013
São Paulo 1 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 0 São Paulo

Campeão da Libertadores de 2012, o Corinthians levou a melhor e venceu os dois confrontos contra o São Paulo, que havia conquistado a Copa Sul-Americana de 2012.  

No Morumbi, vitória por 2 a 1, com gols de Guerrero e Renato Augusto. Na volta, no Pacaembu, outro triunfo alvinegro: 2 a 0, gols de Romarinho e Danilo.


(Foto: Divulgação)

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1987
Corinthians 1 x 2 São Paulo
São Paulo 0 x 0 Corinthians

A primeira vitória do São Paulo sobre o Corinthians em mata-matas aconteceu no ano de 1987. Os dois jogos da decisão do Paulistão aconteceram no Morumbi.

No primeiro, vitória são-paulina por 2 a 1. Edivaldo e Lê marcaram os gols do Tricolor, enquanto João Paulo descontou para o Timão. No segundo jogo, bastou um empate sem gols para que o time do Morumbi ficasse com o título.

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1991
Corinthians 0 X 3 São Paulo
São Paulo 0 x 0 Corinthians

Em 1991, o São Paulo voltou a derrotar o Corinthians na final do Campeonato Paulista. Dessa vez, graças a atuação mágica de Raí.

Na primeira partida, Raí fez os três gols da vitória são-paulina por 3 a 0. O Corinthians ainda perdeu um pênalti com Wilson Mano. No segundo jogo, assim como já havia acontecido em 1987, o time do Morumbi garantiu o troféu com um empate sem gols.

SEMIFINAL DA COPA CONMEBOL DE 1994
Corinthians 3 x 4 São Paulo
São Paulo 2 (5) x (4) 3 Corinthians

O primeiro confronto entre as duas equipes em um torneio internacional, aconteceu na Copa Conmebol de 1994 e ambos os jogos foram recheados de gols e emoção.

Na partida de ida, foram sete gols: 4 a 3 São Paulo. Juninho Paulista, com três gols, foi o grande destaque do duelo. Na volta, o Corinthians venceu por 3 a 2 e a decisão acabou indo para as penalidades máximas. Pelo lado do Tricolor, apenas Caio desperdiçou a cobrança, enquanto Gralak e Leandro Silva perderam para o Timão.

São Paulo - Copa Conmebol 1994


(Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1998
Corinthians 2 x 1 São Paulo
São Paulo 3 x 1 Corinthians

Na decisão do Campeonato Paulista de 1998, o São Paulo conseguiu tirar a invencibilidade do Corinthians na última partida da competição e acabou ficando com o título.

No primeiro jogo, o Timão venceu por 2 a 1. No segundo, porém, o Tricolor fez 3 a 1, com dois gols de França e um de Raí. Didi fez o de honra para o time alvinegro.

SEMIFINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2000
São Paulo 2 x 1 Corinthians
Corinthians 0 x 2 São Paulo

Pela semifinal do Paulistão de 2000, o Tricolor bateu o Timão nas duas partidas disputadas no Morumbi.

No jogo de ida, venceu por 2 a 1, com gols de Marcelinho Paraíba. Na volta, Edu marcou os dois gols do triunfo por 2 a 0.

FINAL DA FLÓRIDA CUP DE 2017
Corinthians 0 (3) x (4) 0 São Paulo

Apesar da grande desvantagem no histórico geral, foi o São Paulo que venceu o último confronto eliminatório entre as duas equipes. Pelo torneio amistoso que serviu de pré-temporada, o Tricolor comemorou o título ao derrotar o Corinthians nos pênaltis.

Corinthians São Paulo I Florida Cup I 22 01 2017

(Foto: Florida Cup Oficial/Divulgação)