Corinthians e Ponte reeditam final histórica de 77

Há 40 anos, Corinthians e Ponte Preta fizeram um duelo histórico pela decisão do Campeonato Paulista, quando o Timão superou a Macaca e encerrou um jejum de quase 23 anos sem conquistar um título expressivo. Agora, as duas equipes, que também fizeram a final do estadual em 1979, voltarão a duelar pelo troféu.

Antes do início da atual edição do Paulistão, Corinthians e Ponte Preta não eram apontados como favoritos a chegarem à decisão. Chamado de “quarta força”, o Timão terminou na liderança do seu grupo, passou pelo Botafogo-SP nas quartas de final e pelo São Paulo na semifinal. A Macaca, por sua vez, eliminou Santos e Palmeiras.

Uma reunião nesta segunda-feira (24) na Federação Paulista de Futebol deve confirmar o jogo de ida da decisão neste domingo (30), no Moisés Lucarelli, e o duelo de volta no dia 7 de maio, na Arena Corinthians. Em 1977, as duas equipes disputaram a final em três partidas, todas no Morumbi.

Arena Corinthians - 9/04/2017

Segundo jogo da final deste ano deverá acontecer na Arena Corinthians (Foto: Fernando H. Ahuvia/Goal Brasil)

No primeiro confronto, o Corinthians venceu por 1 a 0. A Ponte Preta conseguiu triunfar na segunda partida por 2 a 1 e, assim, levar a decisão para o terceiro jogo.

No dia 13 de outubro de 1977, coube a Basílio marcar o gol do título aos 36 minutos e 48 segundos da etapa final após um grande bate-rebate na área. O camisa 8 pegou o rebote e fez o gol que o colocou para sempre na história do Corinthians.

Dois anos depois, o Corinthians voltou a ser campeão do Paulistão sobre a Ponte Preta após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, empatar sem gols o segundo e triunfar por 2 a 0 no último duelo, com gols de Sócrates e Palhinha.