Corinthians anuncia a permanência de Yuri Alberto; Zenit terá prioridade de compra sobre joia do Timão

Negociação para permanência de Yuri Alberto no Corinthians envolve seis jogadores (Foto: Reprodução / Zenit)


Através de seus canais oficiais, Corinthians e Zenit confirmaram uma mega operação envolvendo seis jogadores. A troca sela a permanência em definitivo do atacante Yuri Alberto no Timão. Já o clube russo, além de adquirir parte dos direitos do zagueiro Robert Renan e do volante Du Queiroz, terá a preferência de compra do atacante Pedro, de 16 anos. Gustavo Mantuan permanece no Zenit até o final de seu empréstimo, enquanto o goleiro Ivan retorna ao Brasil.

+ Confira quem sai, quem fica e as movimentações do Timão no mercado

O negócio entre Corinthians e Zenit para a permanência de Yuri Alberto no Timão foi firmado da seguinte forma:

- O Corinthians terá 50% dos direitos de Yuri Alberto, que assinou contrato até 31 de dezembro de 2027

- O Corinthians cedeu a prioridade de compra do atacante Pedro ao Zenit;

- O zagueiro Robert Renan vai assinar contrato de cinco temporadas com o Zenit e irá ao clube russo nesta janela. Segundo apurado pelo LANCE!, o Zenit ficará com 50% dos direitos de Robert, enquanto o Timão permanecerá com 5%. O Novorizontino, equipe onde Renan iniciou a sua trajetória no futebol, manterá os seus 20%, e os 25% restantes ficarão com o atleta e os seus representantes;

- Du Queiroz também assinará contrato de cinco temporadas com o Zenit, mas só irá ao clube russo em julho, na janela de verão da Europa; 50% dos direitos econômicos do volante serão do Zenit, e o Timão manterá 40%, segundo apuração da reportagem

- Ivan, que estava emprestado ao Zenit até junho, teve o seu empréstimo encerrado pelo Zenit, e o jogador será cedido ao Vasco da Gama

- Gustavo Mantuan seguirá no Zenit até o final do seu empréstimo, em junho

+ Veja todas as movimentações do futebol brasileiro na nova ferramenta de mercado do LANCE!

PEDRO, A GRANDE JOIA DO TERRÃO

Como confirmado por ambos clubes, o Zenit terá preferência na compra do atacante Pedro. No início de 2022, ele assinou seu primeiro contrato profissional, válido por três anos, com multa para equipes do exterior avaliada em 50 milhões de euros.

Em abril, ao lado de Endrick, do Palmeiras, Pedro foi um dos destaques da Seleção Brasileira Sub-17 na conquista do Torneio de Montaigu, na França. Ele anotou um gol e deu três assistências nas quatro partidas disputadas, sendo titular em todos os jogos.

+ Veja tabela e simule os jogos do Paulistão 2023

Ao longo da última temporada, Pedro passou a integrar alguns treinos com os profissionais e ganhou espaço com Vitor Pereira, mas não fez sua estreia profissional.

O atleta estava inscrito para disputar a Copinha, mas foi liberado pelo clube alvinegro após ser convocado para o Campeonato Sul-Americano pela Seleção Brasileira Sub-20. Além dele, Robert Renan, Guilherme Biro e Giovane também representam o clube alvinegro na competição.