Copa do Mundo: Veja detalhes da cobertura da Globo para a abertura do torneio

Globo promoveu mudanças na grade para este domingo (Foto: Reprodução)


A maior celebração do futebol está em vias de começar. A bola rola para o primeiro jogo da Copa do Mundo neste domingo, direto de Doha, quando o Qatar, anfitrião desta edição, enfrenta o Equador, às 13h, com transmissão da TV Globo, do Sportv, do Ge e do Globoplay, nesta plataforma sob o comando de Tiago Leifert.

No Sportv, o pré-jogo especial começa duas horas antes de a bola rolar. Luiz Carlos Jr. estará ao vivo, direto do Al Bayt Stadium, ao lado dos comentaristas Grafite e Paulo Vinícius Coelho. Além de trazer todas as informações do primeiro jogo da Copa, o trio acompanha a cerimônia de abertura e a chegada dos torcedores e das seleções ao estádio.

+ As previsões dos 'videntes' para a Copa do Mundo do Qatar

Na noite anterior, PVC, participa ao lado de André Rizek e Paulo César Vasconcellos no último episódio do ‘Que Copa É Essa’, sobre a edição de 2018 do torneio. No domingo, a programação ao vivo começa a partir de 10h, com o 'Sportv News’. Logo depois da partida, Felipe Diniz comanda o ‘Troca de Passes’, ao lado de Bárbara Coelho, Carlos Eduardo Mansur e Elano, com entrevistas pós-jogo e participação do time da transmissão para analisar o primeiro dia da Copa.

Na sequência, às 17h, André Rizek e Marcelo Barreto apresentam o ‘Seleção Catar’. Na estreia, a centroavante Cristiane, o argentino D’Alessandro e o ex-jogador Michel Bastos destrincham o que de mais importante viram no duelo e projetam o que vem pela frente nos próximos dias do Mundial. Às 19h é a vez de Magno Navarro e Igor Rodrigues abrirem os trabalhos no ‘Tá Na Copa’. A dupla chega muito bem acompanhada: a atriz Deborah Secco e o folclórico ex-jogador Aloísio Chulapa prometem trazer um toque a mais de diversão ao programa.

Na TV Globo, a cobertura no domingo começa no ‘Esporte Espetacular’, a partir das 10h, com um programa totalmente dedicado à Copa do Mundo. Direto do estúdio, no Rio de Janeiro, Bárbara Coelho e Tiago Medeiros comandam a atração que traz ao vivo as últimas notícias da seleção brasileira e a expectativa do povo argentino e dos atuais campeões franceses para o Mundial.

Ainda no programa desta semana, o repórter Felipe Brisolla ouve torcedores e especialistas para saber o que esperam dos craques desta edição. Já Guilherme Pereira, entrevista com exclusividade nomes como Lucas Paquetá, Vini Jr. e Raphinha, alguns dos 16 estreantes entre os convocados brasileiros.

+ Conheça os estádios da Copa do Mundo 2022

Por fim, Eric Faria comprova uma das particularidades desta edição na segunda parte da matéria sobre as curtas distâncias entre os estádios da Copa. O programa exibe ainda a tradicional cerimônia de abertura da competição. E os repórteres, mostram, direto do Catar, o clima dos torcedores momentos antes de a bola rolar para o duelo entre Catar e Equador, que terá a narração de Luis Roberto e os comentários de Caio Ribeiro e Roger Flores.

Dentro do ‘Esporte Espetacular’ também será exibido o último episódio do quadro “A Copa Que Eu Vi”. Para encerrar com chave de ouro e bom humor, o apresentador Fábio Porchat foi convidado para contar a sua história sobre o Mundial da Rússia, em 2018. Antes de embarcar para o Qatar, o humorista relembra a viagem que fez com a esposa, o pai e o melhor amigo para a Rússia há quatro anos, com o objetivo de exterminar a fama de “pé frio” depois de assistir no Mineirão a vitória da Alemanha sobre a seleção brasileira por 7 a 1 em 2014.

Mas ainda não foi na Rússia que a situação foi resolvida. Porchat estava no estádio na derrota para a Bélgica, que selou a eliminação do Brasil nas quartas de final. “O que aconteceu é que agora eu tenho uma maldição em dobro. Ninguém quer mais que eu vá para uma Copa do Mundo. Eu vou para o Catar agora e está todo mundo falando: 'Fábio, não!”, brinca o apresentador.

No Globoplay, Tiago Leifert lidera a transmissão alternativa de uma partida por dia do torneio acompanhado pelo técnico Lisca, o estatístico Thomaz Freitas e a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo. A estreia será justamente com Qatar x Equador. O sinal da transmissão estará aberto para não assinantes da plataforma e também será compartilhado no Sportv2.

No ge, além da transmissão de todos os jogos da Copa, haverá uma edição especial da ‘Central do ge’, com a live acontecendo entre as partidas do dia e a participação de comentaristas e convidados. No portal os torcedores podem acompanhar tudo que acontece no Qatar, com uma cobertura em tempo real, com variedade de notícias, programas especiais, interatividade, tabelas, agenda e a cobertura diária das seleções.

Na segunda-feira o clima da Copa do Mundo já toma conta de vez da programação da Globo em todas as plataformas. Serão três partidas, começando a partir de 10h, com o duelo entre Inglaterra, uma das cotadas ao título, e o Irã. Na TV Globo a transmissão ficará a cargo do trio Gustavo Villani, Paulo Nunes e Formiga.

No Sportv, Everaldo Marques narra, acompanhado dos comentaristas Maurício Noriega, Hernanes e Tamires. Às 13h é a vez de Holanda e Senegal estrearem na Copa. Luis Roberto, Roger Flores e Caio Ribeiro estarão no Al Thumama Stadium acompanhando o jogo pela TV Globo, assim como Milton Leite, Pedrinho e Ledio Carmona, escalados para a transmissão do Sportv. Fechando o dia, Estados Unidos e País de Gales entram em campo a partir das 16h. Cléber Machado, Ricardinho e Zé Roberto são os responsáveis pela cobertura da TV Globo.