Copa do Mundo de ginástica terá finalistas olímpicos brasileiros

Além do medalhista olímpico Arthur Zanetti, Francisco Barretto, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva foram convocados para duas etapas da competição

As duas etapas da Copa do Mundo de ginástica artística, realizadas na Eslovênia e Croácia, em maio, contarão com seis atletas brasileiros. Além do medalhista olímpico (um ouro e uma prata) Arthur Zanetti, os finalistas da Rio-2016, Francisco Barretto, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva foram convocados. Lucas Bittencourt e Thais Fidelis completam a lista.

Recuperado de cirurgia no ombro esquerdo, realizada em agosto do ano passado, Zanetti terá, na cidade eslovena Koper, seu retorno ás competições. A etapa também será a estreia da temporada de Chico (finalista na barra fixa) e Bisteca (reserva na Rio-2016). O trio passou por avaliação na última quarta-feira, juntamente com a Seleção Masculina.

- O resultado deste controle foi muito positivo. Nós observamos que as provas já estão adequadas ao novo código de pontuação e que os ginastas buscam incorporar vários elementos de grande dificuldade em suas provas. Essa será a primeira competição deles no ciclo olímpico. Por isso, agora, o mais importante é testar as séries, que estão com novas dificuldades - disse Marcos Goto, coordenador técnico das Seleções Brasileiras de ginástica artística.

O time feminino, em contrapartida, na estreou em 2017. No início desde mês, elas participaram do Trofeo Città di Jesolo (ITA) e conquistaram quatro medalhas (um ouro e três pratas). Para as etapas da Copa do Mundo, foram convocadas as finalistas da Rio-2016, Rebeca e Flávia e a caloura Thais Fidelis.

- As meninas fizeram uma ótima competição e alcançaram resultados muito positivos, especialmente dentro das condições que estavam, já que foi o primeiro evento na temporada. As meninas já enquadraram suas séries ao novo código de pontuação em Jesolo. Agora, vamos em busca de melhorar as notas de partida, tudo pensando no Mundial, nosso principal objetivo no ano - disse Marcos Goto.

A etapa da Eslovênia ocorre entre os dias 10 e 14 de maio, em Koper. Já a croata, que acontece em Osijek, inicia dia 17 e vai até 21 do mesmo mês. Antes, a Seleção Masculina realiza mais uma avaliação internas, enquanto a feminina fará duas.










E MAIS: