Copa do Mundo começa agora, diz japonês Asano

Takuma Asano comemora classificação da seleção do Japão para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar

Por Irene Wang

DOHA (Reuters) - O Japão já escreveu uma das melhores histórias da Copa do Mundo com vitórias sobre os ex-campeões Alemanha e Espanha, mas Takuma Asano diz que eles ainda não conseguiram nada.

O meia-atacante Asano marcou um brilhante gol da vitória no triunfo japonês sobre a Alemanha que deu início à campanha do Japão, mas que foi seguido por uma derrota contra a Costa Rica na segunda partida da fase de grupos.

Outra zebra contra a Espanha, porém, mandou o Japão para as oitavas de final como vencedor do grupo e marcou um encontro com a Croácia, finalista de 2018, no Estádio Al Janoub, na segunda-feira.

"Apesar de não termos vencido todos, acho que o mais importante é que conseguimos passar da fase de grupos", disse Asano aos repórteres no campo de treinamento da equipe neste sábado.

"Agora eu comecei a sentir que está se tornando uma grande Copa do Mundo. Mas ainda não conseguimos nada, então, honestamente falando, acho que tudo começa a partir de agora."

O meia-atacante Daichi Kamada começou os três jogos da fase de grupos e acredita que a classificação, apesar de a equipe ter caído no chamado "Grupo da Morte", deu aos jogadores confiança para enfrentar e vencer os melhores da Europa.

"Conseguimos vencer os jogos em um grupo muito difícil e chegamos até aqui", disse ele. "Avançamos para a próxima rodada como líder do grupo e a Croácia avançou como a segunda. É claro, eles têm muitos bons jogadores e são uma boa equipe", disse.

"Mas nossa equipe também é ótima, por isso acho que temos uma grande chance de vencer. Espero que possamos lutar como um só e alcançar um bom resultado."

Segunda-feira será o quarto confronto do Japão nas oitavas de final de uma Copa do Mundo, mas eles ainda não conseguiram superar esta fase do torneio.

Asano disse que melhorar esse histórico não é a extensão total de suas ambições.

"Acho que seria ótimo se pudéssemos fazer um avanço para as quartas de final que nunca alcançamos antes", disse ele. "Mas é simplesmente um de nossos objetivos. Faremos nosso melhor desempenho para ganhar o próximo jogo."