Copa do Mundo: Brasil não vence europeus em mata-mata desde o penta e tenta acabar com o fantasma


Está chegando a hora de a Seleção Brasileira enfrentar a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Na próxima sexta-feira, a equipe de Tite entra em campo em busca da semifinal da competição, mas para ficar entre as quatro melhores terá de quebrar um tabu que dura 20 anos: vencer europeus em mata-mata.

A última vez que o Brasil bateu uma seleção da Europa em uma fase eliminatória da Copa do Mundo foi na final de 2002, quando venceu a Alemanha por 2 a 0 na final e conquistou o pentacampeonato. De lá para cá, são cinco jogos com cinco derrotas, além de apenas três gols feitos e 15 sofridos.

+ Veja a tabela, os jogos e os chaveamento da Copa do Mundo de 2022


Brasil 0 x 1 França - Copa do Mundo de 2006 (quartas de final)

Após conquistar a Copa do Mundo de 2002, o Brasil chegou como grande favorito em 2006, mas fracassou nas quartas de final. A equipe comandada por Parreira, que tinha nomes como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Kaká e outros, caiu para a França nas quartas de final.

Em uma partida fenomenal de Zidane, que foi o melhor em campo, os franceses venceram por 1 a 0, com gol de Thierry Henry, e mandaram os então atuais campeões para casa mais cedo.

Antes da França, o Brasil eliminou Gana, da África, nas oitavas de final.

Brasil x França em 2006
Brasil x França em 2006

Brasil era atual campeão em 2006, mas fracassou contra a França (Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP)

Brasil 1 x 2 Holanda - Copa do Mundo de 2010 (quartas de final)

Em 2010, no Mundial da África do Sul, o Brasil não tinha o favoritismo de antes, mas ainda assim era bastante respeitado, especialmente após vencer três jogos e empatar um nas quatro primeiras partidas. Nas quartas de final, porém, a Seleção, comandada por Dunga, perdeu de virada para a Holanda.

Depois de um primeiro tempo muito bom, quando chegou a sair na frente com Robinho, a Seleção Brasileira sofreu um apagão na etapa final e levou a virada. Com falhas de Julio Cesar e Felipe Melo, Sneijder brilhou, e a Laranja venceu por 2 a 1.

Antes da Holanda, o Brasil eliminou o Chile, da América do Sul, nas oitavas de final.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

Brasil x Holanda em 2010
Brasil x Holanda em 2010

Holanda foi até a final em 2010, mas perdeu para a Espanha (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)

Brasil 1 x 7 Alemanha - Copa do Mundo de 2014 (semifinal)

O capítulo mais doloroso é, sem dúvidas, na Copa do Mundo de 2014, disputada justamente no Brasil. Na semifinal, diante de cerca de 60 mil pessoas, a Seleção Brasileira foi atropelada pela Alemanha no Mineirão. Ao final do torneio, os germânicos se sagraram campeões.

Em um primeiro tempo inexplicável, o Brasil foi para o intervalo perdendo por 5 a 0, com gols de Müller, Klose, Kroos (duas vezes) e Khedira. Na volta do intervalo, Schürrle fez mais dois. Oscar, nos acréscimos, evitou que a vergonha fosse maior e deu números finais ao fatídico 7 a 1.

Antes da Alemanha, o Brasil eliminou Chile e Colômbia, ambas da América do Sul, nas oitavas e quartas de final, respectivamente.

Brasil x Alemanha em 2014
Brasil x Alemanha em 2014

Derrota para a Alemanha é a mais vexatória do futebol brasileiro (Foto: PATRIK STOLLARZ / AFP)

Brasil 0 x 3 Holanda - Copa do Mundo de 2018 (disputa de terceiro lugar)

Ainda na ressaca depois de ser humilhado pela Alemanha, o Brasil teve que encarar a Holanda, que foi superada pela Argentina na outra semifinal, agora na disputa pelo terceiro lugar. Algozes de quatro anos antes, os europeus fizeram questão de não aliviar mais uma vez.

Em Brasília, a Laranja venceu por 3 a 0 em mais um dia que o Brasil pareceu não entrar em campo. Van Persie, Blind e Wijnaldum fizeram os gols que encerraram a participação da Seleção jogando em casa.

+ Saiba quando será cada jogo das quartas de final da Copa do Mundo 2022

Brasil x Holanda em 2014
Brasil x Holanda em 2014

Holanda 'finalizou' o golpe que a Alemanha iniciou em 2014 (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

Brasil 1 x 2 Bélgica - Copa do Mundo de 2018 (quartas de final)

A última vez que o Brasil enfrentou um europeu em mata-mata foi justamente na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O rival foi a Bélgica, nas quartas de final, e a Seleção Brasileira, que já era comandada por Tite, foi derrotada por 2 a 1.

Assim como nos outros jogos, o Brasil teve um primeiro tempo abaixo e viu os belgas construírem a vantagem nos 45 minutos iniciais. Fernandinho (contra) e De Bruyne marcaram os gols, enquanto Renato Augusto descontou na etapa final.

Antes da Bélgica, o Brasil eliminou o México, da Concacaf, nas oitavas de final.

Brasil x Bélgica em 2018
Brasil x Bélgica em 2018

Bélgica eliminou o Brasil, mas caiu na semifinal em 2018 (Foto: JEWEL SAMAD / AFP)

2002 é inspiração

Se as últimas quatro Copas do Mundo foram com derrotas para europeus, a Seleção Brasileira se apega ao ano de 2002, quando venceu a Alemanha na decisão, para sonhar com o triunfo sobre a Croácia. Naquele ano, além dos germânicos, o Brasil venceu outros três times do Velho Continente nas três fases anteriores: Bélgica nas oitavas, Inglaterra nas quartas e Turquia na semifinal (divididos entre Ásia e Europa, os turcos disputam competições pela Uefa).

A esperança agora é que o final possa ser o mesmo de duas décadas atrás. Afinal, além da Croácia, seleções como Holanda, França, Inglaterra e Portugal ainda podem cruzar o caminho do Brasil caso a equipe canarinho siga no torneio da Fifa até o fim.

Brasil x Alemanha - Final da Copa do Mundo de 2002 - Ronaldo Fenômeno
Brasil x Alemanha - Final da Copa do Mundo de 2002 - Ronaldo Fenômeno

Brasil está há 20 anos sem vencer a Copa do Mundo (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)