Copa dos memes! Confira um top 10 das imagens que viralizaram nas redes na primeira semana do Mundial do Catar

Em uma semana, a Copa do Mundo no Catar já rendeu momentos marcantes, como goleadas e zebras. E também os memes pipocaram nas redes sociais em todos os sete dias de jogos que já rolaram até este domingo, dia 27. Situações inusitadas e comparações estão entre os exemplos.

Confira uma lista com as 10 melhores brincadeiras que mais repercutiram na web nesta primeira semana de capeonato!

1. Torcedor em jogo de abertura

Um torcedor do Catar viralizou nas redes logo no primeiro dia de Copa após ter aparecido na transmissão do jogo de abertura entre o país anfitrião e o Equador. A reação dele, indignado com o placar de 2x0 para os rivais, foi o que chamou a atenção.

De acordo com informação revelada pelo youtuber João Paulo Grandão, o rapaz seria o príncipe, de 15 anos, Af Jal Thani, um dos membros da família real. No momento em que foi flagrado pelas câmeras, apareceu com os olhos arregalados e ajeitando a ghutrah, o tradicional lenço usado em volta da cabeça pelos homens mulçumanos.

2. Estádio de crochê

Até mesmo a arquitetura dos estádios no Catar rendeu piadas nas redes sociais. O estádio Al Thumama, por exemplo, foi comparado a uma capinha de crochê pelos internautas, devido ao design que o envolve.

Ele foi inspirado no gahfiya, uma pequena touca branca, geralmente feita de uma trama semelhante ao tricô mesmo, que serve para fixar a hutrah, o lenço usado na cabeça por homens árabes.

3. Nomes inusitados

Falando em Al Thumama, os nomes que formam palavras inusitadas se lidas em português também são piada recorrente na internet. O próprio nome do estádio já gerou risada entre internautas brasileiros, bem como nomes de alguns jogadores: Asano (Takuma Asano, Japão), Calvo (Francisco Calvo, Costa Rica), Caicedo (Felipe Caicedo, Equador), B. Dia (Boulaye Dia, Senegal), Doku (Jérémy Doky, Bélgica) são exemplos.

4. Neymar perdendo a camisa

Na estreia do Brasil no campeonado na Catar teve bastante meme também. O golaço de Richarlison foi um que repercutiu bastante e rendeu, além de elogios, brincadeiras. Mas outro também bastante compartilhado foi o momento em que um jogador da Sérvia puxou Neymar pela camisa e o brasileiro acabou ficando sem a peça de roupa em campo, no meio do jogo.

5. Deborah Secco e o "abadá" com uniforme

Os modelitos de Deborah Secco no "Tá na Copa", exibido pelo SporTV, foram assunto nessa primeira semana de mundial. A atriz usou o uniforme da TV Globo de diversas formas, com bastante criatividade: como cropped, vestido e até colete.

Nas redes, teve quem criticasse os looks e quem elogiasse bastante o estilo. "Sendo quem eu quero ser. Está na Copa. Está no Sportv", escreveu a atriz em suas redes. A situação logo virou meme.

6. Café por cerveja

Com os horários diferentes, essa Copa no Catar tem feito muita gente madrugar para acompanhar as partidas. A primeira do dia, nesa fase de grupos, começa às 7h em ponto pelo horário de Brasília (a transmissão é ainda mais cedo, 6h45).

Os memes sobre trocar café por cerveja e até escovar os dentes já bebendo uma gelada logo surgiram, principalmente no dia do primeiro jogo do Brasil, na quinta-feira, dia 28. A seleção brasileira jogou só às 16h, mas a ansiedade era grande desde cedo!

7. "Lanchinho na cueca"

Um vídeo de Cristiano Ronaldo tirando alguma coisa de dentro do calção e colocando na boca logo em seguida viralizou após a vitória de Portugal sobre Gana por 3 a 2. Internautas compartilharam o momento, tentando entender o que teria acontecido ali.

O jornal português "Record" informou que a federação de Portugal esclareceu que se tratava de um chiclete, que CR7 guardou em um bolso interno do calção. Mas a piada já estava feita.

8. "I speak english my friend"

Richarlison, autor dos dois primeiros gols do Brasil na Copa do Mundo 2022, é rei em gerar memes. Antes mesmo de entrar em campo pela seleção brasileira, o jogador já repercutiu nas coletivas de imprensa que participou em Doha. Em uma delas, teve uma reação espontânea e confiante ao ouvir uma pergunta em inglês de um dos jornalistas.

"I speak english my friend", disse ele, arrancando risadas de quem estava presente e também dos internautas que viralizaram o vídeo na web.

9. Luis Roberto ouvindo "Cudplay"

No dia da abertura da Copa, o narrador Luis Roberto rendeu um meme que até ele mesmo repercutiu depois. Ele compartilhou com os telespectadores que no estádio estava tocando uma música da banda Coldplay, mas a pronuncia rendeu piadas nas redes sociais. "Cudplay", repararam internautas.

Na narração de outro jogo, logo no dia seguinte, ele contou que estava tocando uma música da banda novamente e reforçou: "O DJ está me perseguindo, né? Hoje vou falar direitinho para não provocar ninguém: Coldplay de novo! Vou sair dançando aqui!".

10. A zebras

Argentina perdendo para a Arábia Saudita de virada por 2x1 e Alemanha perdendo para o Japão pelo mesmo placar deram motivo de riso solto aos torcedores brasileiros. Os memes sobre a derrota dessas seleções logo na estreia, bem como do medo do Brasil passar por situação igual, também foram populares na web na última semana.