Copa dos Botecos: bares disputam Mundial no Downtown

Enquanto seleções de futebol entram em campo no Catar em busca do título mundial, no Downtown a disputa é entre sete bares que brigam pelo troféu de melhor petisco da cidade. A Copa dos Botecos começa na quinta-feira e vai até o dia 18, na praça principal do centro comercial. Neste caso, quem consagrará o vencedor serão os comensais, por meio de uma votação via QR Code.

Copa do Mundo: bares e restaurantes da Barra oferecem promoções e descontos durante os jogos

Copa do Catar: Veja a programação nos bares e restaurantes da Zona Sul

No Downtown, cada bar representa uma nação que compete na 20ª edição da Copa do Mundo. Cervejarias também participam do evento, que ainda vai ter roda de samba, DJ e, claro, telões estarão transmitindo os jogos do Catar. A Copa dos Botecos teve sua primeira edição durante o Mundial de 2018.

— Resolvi desafiar alguns dos principais botequins da cidade para uma brincadeira com a Copa do Mundo. Cada um representa uma seleção com um petisco ou sanduíche, um salgado que faça parte da gastronomia do país ou que seja inspirado nela — explica Juarez Becoza, idealizador da competição.

O Palhinha entra em campo representando o Brasil, com o croquete de carne-seca com quibebe de abóbora. A Alemanha é homenageada pela Adega do Pimenta com o petisco currywurs (salsichas com curry). O Sheesh! se inspirou na Bélgica e vai servir batatas fritas com maionese. Já a Hob Hamburgueria escolheu representar o Catar, com o Hambúrguer Catari, servido com queijo emental e molho árabe.

Como no Uruguai não falta choripan (sanduíche de linguiça e chimichurri), essa é a aposta do La Panata. Já o Porco Amigo fala pelos hermanos argentinos com o matambre grelhado com queijo e tomate batizado de La Mano de Diós, em alusão ao gol de mão de Maradona contra a Inglaterra, em 1986. Já Portugal é do Pavão Azul, que ganhou a primeira edição, com suas pataniscas, os bolinhos de bacalhau sem batata, e volta a concorrer com seu carro-chefe.

— A área onde vai acontecer o evento tem ficado muito cheia por causa do telão que vem transmitindo os jogos da Copa. Acho que o público vai curtir bastante. A seleção da Bélgica não veio muito boa na Copa, mas vamos representar o país com batatas deliciosas e espero que o título da Copa dos Botecos seja nosso! Acabamos de abrir nossa loja no Downtown e estamos levando novidades do cardápio para a barraquinha que estará montada — diz Marcelo Veloso, do Sheesh!, que tem unidade também em Botafogo.

Para harmonizar com os petiscos e representar a torcida, entram em campo as cervejarias Antuérpia, Bottobier, Cobfratia Paulistânia, Labirinto, Motim, Paulaner, Noi, Tio Ruy e Rio Tap Beer House.

Programação musical

A programação musical acontece todos os dias do evento. No dia 8, ao meio-dia, tem Flavio Guanabara DJ e roda de samba com Monica Mac, às 18h. No dia 9, o Dj se apresenta às 14h, e, às 18h, o show é com Marquinhos Diniz e Banda Kaviar. A programação do dia 10 é igual à do dia do anterior, mas às 21h tem Gilsinho da Portela e Bateria Show. Domingo o DJ começa ao meio-dia. O Lindário Imperial sobe ao palco às 16h, e Branka faz a roda de samba às 18h.

Nos dias 15 e 16, também tem DJ abrindo e samba às 18h. Já no dia 17, tem DJ ao meio-dia, Fanfarra Funkstein às 15h, Marquinhos Diniz e Banda Kaviar às 18h e Quintal do Pagodinho, com Juninho Thybau, Dunga de Vila Isabel e Alamir do Quintal, às 21h. O encerramento, no dia 18 é com DJ, às 15h, e Monica Mac, às 18h.

SIGA O GLOBO BAIRROS NO TWITTER (OGLOBO_BAIRROS)