Copa da França: Olympique de Marseille vence clássico contra o PSG e se classifica às quartas de final

Jogadores celebram classificação do Marseille sobre o PSG na Copa da França (Christophe Simon / AFP)


A quarta-feira em Marselha vai ser pequena. Afinal de contas, em um dos principais clássicos do futebol francês, o Olympique de Marseille venceu o PSG por 2 a 1, no Velódrome, e avançou para as quartas de final da Copa da França. Com Messi e Neymar anulados, o time de Paris foi ineficaz perante o rival e se despediu nas oitavas da competição pelo segundo ano consecutivo. Alexis Sánchez e Malinovskyi marcaram para os donos da casa; Sergio Ramos descontou.

O triunfo ficou ainda mais expressivo pois encerrou um jejum que incomodava: o Olympique de Marseille não derrotava o PSG no Velódrome desde 2011. Desde então, foram nove jogos sem vitórias. Em Paris, a última vitória foi em 2021. A classificação confirma o bom momento da equipe treinada por Igor Tudor, que é o segundo colocado do Campeonato Francês, com 46 pontos, oito a menos que o PSG.

+ Confira a tabela de classificação do Campeonato Francês e os próximos jogos


O JOGO
O Marseille pressionou desde o início e deu trabalho à meta defendida por Donnarumma. O primeiro gol, no entanto, só saiu aos 30 minutos, depois de pênalti cometido por Sergio Ramos em Under. Alexis Sánchez cobrou com qualidade e deslocou o goleiro italiano. Atrás no marcador, o PSG acordou e assustou em cobrança de falta de Messi e uma finalização na trave de Neymar. Até que chegou ao empate. Aos 47 minutos, Neymar cobrou escanteio no primeiro pau e Sergio Ramos apareceu para cabecear firme às redes.

O Marseille manteve o ímpeto ofensivo no segundo tempo e não tardou a desempatar a partida. Aos 12 minutos, os donos da casa recuperaram a bola no campo de defesa do Paris e, após um bate e rebate, Malinovskyi, na meia-lua, acertou uma linda e indefensável finalização de canhota, no ângulo direito de Donnarumma, para sentenciar a classificação.

Agora, o Marseille se junta a Lyon, Toulouse, Grenoble, Rodez, Annecy e Nantes nas quartas de final. Lorient e Lens decidem a última vaga nesta quinta-feira. Os confrontos serão definidos por sorteio. O time volta a campo no sábado, contra o Clermont Foot, pela Ligue 1, às 17h. No mesmo dia, o PSG enfrenta o Monaco fora de casa, às 13h, de olho no confronto contra o Bayern de Munique, na próxima terça, no Parque dos Príncipes, pela ida das oitavas de final de Liga dos Campeões da UEFA.