Copa do Catar: Argentina e Holanda reeditam quartas do mundial de 98; relembre
Argentina e Holanda jå fizeram nove confrontos na história, cinco deles em Copas do Mundo. O sexto encontro no maior torneio de seleçÔes do planeta ocorre nesta sexta-feira. Dessa vez no Catar, as duas equipes vão decidir quem passa às semifinais da competição para encarar o vencedor do jogo entre Brasil e Croåcia.
Entenda: Como Neymar bate pĂȘnalti e por que ele quase nunca erra?
FreguĂȘs? PossĂveis adversĂĄrios na semifinal, Holanda e Argentina tĂȘm retrospecto equilibrado contra o Brasil
Copa, cabelo & bigode: VocĂȘ reconhece um jogador olhando os cabelos?
No histĂłrico de confronto entre os dois paĂses em copas, sĂŁo duas vitĂłrias da Holanda (uma delas na prorrogação), uma da Argentina e dois empates. Nos Ășltimos dois jogos, as equipes saĂram sem marcar (0 a 0 na semifinal de 2014, com a Argentina passando nos pĂȘnaltis, e o mesmo placar em 2006, na fase de grupos).
a
O Ășltimo confronto entre elas com gols foi justamente em uma fase de quartas de final. Em 1998, no mundial da França, o vencedor enfrentaria o Brasil, nas semifinais. Muito disputada, a partida foi marcada por boa atuação de Dennis Bergkamp, que deu um belo passe de cabeça para o gol de Patrick Kluivert.
A vantagem da Holanda durou pouco, porque aos 17 minutos ClĂĄudio Lopez empatou a partida. No mesmo minuto, o holandĂȘs Arthur Numan levou um amarelo, e depois foi expulso aos 31 do segundo tempo. Ăquela altura, porĂ©m, a Argentina nĂŁo conseguiu aproveitar a vantagem em campo e sĂł criou um lance perigoso quando Ortega caiu na ĂĄrea e pediu pĂȘnalti.
Copa no Cinema: conheça oito filmes de futebol produzidos nos paĂses que ainda brigam pelo tĂtulo
Vote: Escale a sua seleção da Copa até aqui
Ignorado pelo ĂĄrbitro, o jogador deu uma cabeçada em Van der Sar e acabou expulso, jĂĄ no final do jogo. No apagar das luzes, veio o castigo dos argentinos. ApĂłs belo lançamento de Frank de Boer, Bergkamp dominou com estilo, cortou o zagueiro e bateu de trĂȘs dedos, dando a vitĂłria aos holandeses por 2 a 1.
Classificada, a Holanda enfrentou o Brasil na semifinal, mas acabou perdendo nos pĂȘnaltis apĂłs empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. A seleção brasileira, por sua vez, foi derrotada pela anfitriĂŁ França na final por 3 a 0, maior derrota do Brasil em copas atĂ© entĂŁo.