Copa América pode mudar de sede a menos de um mês do seu início, diz NBC

·2 minuto de leitura

Em meio aos problemas na Colômbia e na Argentina, a Copa América de 2021 pode ser disputada nos Estados Unidos. Segundo informações da NBC Sports, a Conmebol está buscando “desesperadamente” uma solução para que a competição não seja adiada novamente – o torneio deveria ter acontecido no ano passado, mas foi remanejado por conta da situação da Covid-19 – e, por isso, pode transferir a copa para a América do Norte.  

>> Ouça o 'Segunda Bola', o podcast do Yahoo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola

Inicialmente, a Copa América seria disputada na Colômbia e na Argentina. Porém, após vários imbróglios e pedido de adiamento do Governo Colombiano, a Conmebol decidiu realizar o torneio apenas no solo argentino, o que também tem se mostrado difícil, uma vez que o país encara o seu pior momento frente ao novo coronavírus. Vale notar que Chile, Equador e Venezuela se oferecem para co-sediar a competição. 

A Copa América pode ser realizada nos Estados Unidos. | NORBERTO DUARTE/Getty Images
A Copa América pode ser realizada nos Estados Unidos. | NORBERTO DUARTE/Getty Images

Neste contexto, os Estados Unidos apareceram como uma opção para a Conmebol não adiar a Copa América mais uma vez. Conforme o jornalista Diego Montalvan, da Telemundo, a entidade sul-americana realmente tem considerado realizar o torneio nos EUA e essa possibilidade tem ganhado força. Outros veículos da América do Sul, como a Blu Radio, da Colômbia, também trataram do assunto.

Leia também:

Segundo Montalvan, as partidas da Copa América não seriam disputadas nos mesmos espaços (cidades e estádios) da Copa Ouro, considerando que a Concacaf não gostaria que houvesse algum conflito entre os torneios de seleções. 

Viabilidade da Copa América nos EUA 

A NBC Sports faz ponderações, mas argumenta que é viável que a Copa América aconteça nos Estados Unidos.

Sobre a Copa Ouro, o veículo diz que as datas se “sobrepõem um pouco, mas não muito”. A Copa Ouro vai ser realizada entre os dias 10 de julho e 1º de agosto, principalmente no Texas, além de Orlando, Las Vegas, Kansas City e Phoenix. Enquanto a Copa América está programada para acontecer entre 13 de junho e 10 de julho. 

O site norte-americano acrescenta ainda que, devido ao pouco tempo para a transferência do torneio da Argentina para os Estados Unidos, a Copa América pode ser adiada em algumas semanas, uma vez que vários planos de logística precisariam ser alterados. E que, pelo contexto, isso seria razoável.  

A NBC lembra ainda que a Copa América dos EUA de 2016 foi um grande sucesso e que os fãs poderiam acompanhar os jogos nos estádios. Vale notar, também, que os Estados Unidos estão em uma situação muito mais confortável do que outros países no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19.