Convocado por Tite para a Seleção, Arthur Cabral é destaque do Basel e artilheiro do Campeonato Suíço

·2 minuto de leitura


Nesta sexta-feira, o técnico Tite confirmou a convocação de Arthur Cabral, do Basel, da Suíça, para a Seleção Brasileira na vaga de Matheus Cunha, cortado por lesão, para a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, em outubro, contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, nos dias 7, 10 e 14, respectivamente.

A convocação desta sexta-feira é a primeira da carreira de Arthur Cabral para a Seleção principal, já que o atacante já havia sido chamado para defender a Seleção Olímpica durante a preparação da equipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O jogador de 23 anos de idade, que se destacou no futebol brasileiro com as camisas de Ceará e Palmeiras, tem sido o grande nome do futebol suíço nas últimas duas temporadas. Arthur Cabral é o atual artilheiro da Super Liga Suíça com 11 gols em oito jogos, e é o jogador com mais gols no futebol europeu na temporada 2021-2022.

+ VEJA A TABELA DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA E SIMULE RESULTADOS

O brasileiro, que marcou na vitória por 4 a 2 do Basel sobre o Kairat, do Cazaquistão, pela Uefa Conference League, chegou a 20 gols na temporada em 16 jogos. O número impressiona justamente em comparação com a temporada anterior inteira do brasileiro, que marcou os mesmos 20 gols em 36 partidas.

Em maio, em entrevista ao LANCE!, Arthur comentou sobre a fase artilheira no futebol europeu.

- É muito legal. É muito legal o tanto de jogador brasileiro que tem na Europa. Vamos começar pelo Neymar, né? Tanto jogador de qualidade e você pensar que você tem mais gols que ele é algo que muito gratificante. Mostra que realmente meu trabalho tá sendo bem feito, que eu estou colhendo fruto de muita coisa que eu plantei lá atrás, e tá sendo muito gratificante. Isso só me motiva cada vez mais, é algo que não vem como pressão, não é algo mal, é algo que, realmente, só me motiva a estar jogando melhor, estar mostrando no futebol, a estar conseguindo fazer mais gols. E, quem sabe, terminar a temporada, realmente, como brasileiro que fez mais gols na Europa - disse Cabral na época.

Basel
Basel

Arthur em campo pelo Basel (Foto: Instagram/Arthur Cabral)

A fase de Arthur é tão boa que chamou atenção de Tite, que o escolheu para ser o substituto de Matheus Cunha. O atacante do Basel falou ao site da CBF sobre a sensação de ser convocado e integrar o elenco da Seleção Brasileira.

- Estava em casa e por volta das 9h e me ligou um número desconhecido do Rio de Janeiro. Geralmente eu não atendo, mas hoje atendi e era o Juninho Paulista (coordenador da Seleção Brasileira). Lembro até a parte em que ele se apresentou, entrei em choque. Depois não lembro de mais nada - admitiu.

Arthur chegou ao Basel em 2019, por empréstimo junto ao Palmeiras. Desde então, o brasileiro tem 90 jogos pela equipe suíça, com 58 gols marcados e 15 assistências.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos