Embalado, Brasil busca confirmar vaga na Copa de 2018 contra o Paraguai

São Paulo, 27 mar (EFE).- Embalado com uma sequência inédita de vitórias nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil buscará se classificar de maneira antecipada para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com um novo triunfo nesta terça-feira, contra o Paraguai, que ainda com uma vaga para o Mundial.

Para a partida que será disputada na Arena Corinthians, os comandados de Tite chegam como líderes isolados do torneio, com 30 pontos, 12 a mais do que o Paraguai, e em grande fase depois da goleada sobre o Uruguai em pleno Estádio Centenário, em Montevidéu, por 4 a 1, com show de Neymar e Paulinho, autor de três gols.

Com sete vitórias seguidas nas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo, uma sequência inédita até então, o Brasil confirma vaga na Rússia caso vença o Paraguai e conte com outros resultados.

Além do triunfo em São Paulo, Tite e seus jogadores precisam que o Chile perca para a Venezuela em Santiago, e que a Colômbia supere o Equador também como visitante.

Com a goleada sobre o Uruguai, Tite superou o recorde de João Saldanha, em 1969, que fez o Brasil acumular seis vitórias consecutivas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970.

Apesar da euforia na imprensa e entre os torcedores, alguns jogadores pediram em entrevista coletiva para que todos mantenham a calma e respeitem todos os rivais.

"Tite é um técnico que gosta de ter os pés no chão e que gosta que a equipe também tenha. Para vencer, é necessário ser humilde, respeitar o adversário", afirmou o zagueiro Marquinhos.

Para a partida contra o Paraguai, Tite seguirá apostando no trio de ataque com Neymar, Phillipe Coutinho e Roberto Firmino. A única mudança ocorrerá na lateral-direita. Fágner deve assumir a posição de Daniel Alves, suspenso por cartões amarelos.

Já o Paraguai vem para o duelo com as esperanças renovadas após vencer o Equador em casa na última quinta-feira, por 2 a 1, o que deixou a equipe com 18 pontos, a apenas três do quarto lugar, atualmente ocupado pela Colômbia e que garante a última vaga direta para o Mundial da Rússia.

A 'Albirroja' chegará hoje em São Paulo para realizar um último treino na Arena Corinthians após um fim de semana no qual alguns dos jogadores mostraram otimismo para a partida contra o Brasil.

"Será uma partida complicada, mas no futebol nada é impossível", afirmou o atacante Cecilio Domínguez em entrevista coletiva.

Os paraguaios confiam em deixar São Paulo com pelo menos um empate. Para isso, o técnico Francisco Arce, ex-jogador de Palmeiras e Grêmio, velho conhecido do futebol brasileiro, confia em reforçar o sistema defensivo e conseguir o ponto que pode manter a equipe viva por uma vaga na próxima Copa do Mundo.

Arce pode escalar entre os titulares o zagueiro Marcos Cáceres, do Cerro Porteño, convocado já com a seleção convocada para substituir o lesionado Juan Patiño, que sofreu uma lesão muscular.


Prováveis escalações:.

Brasil: Alisson; Fágner, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Coutinho, Neymar e Roberto Firmino. Técnico: Tite.

Paraguai: Silva; Valdez, Da Silva, Cáceres e Alonso; Riveros, Rojas, Cáceres e González; Domínguez e Lezcano. Técnico: Francisco Arce.

Árbitro: Víctor Carillo (Peru), auxiliado pelos compatriotas Jonny Bossio e Coty Carrera.

Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo. EFE