Contribuintes ingleses se tornam “donos” de clube de futebol
Time histórico do futebol inglês, o Bolton Wanderers não vive seus melhores dias. Afundado em dívidas, que se agravaram durante a pandemia, o time que fica na Grande Manchester agora tem “donos” por todos os cantos do Reino Unido.
É que o governo britânico, como parte de um dos seus planos de desenvolvimento, investiu na empresa que comprou a equipe em 2019, fazendo com que os contribuintes, de alguma forma, agora também façam parte de um dos fundadores do futebol inglês.
Leia também:
Isso se deve a uma iniciativa do Tesouro britânico de investir em empresas que estão gerando prejuízo, mas com perspectiva de crescimento no longo prazo. Ou seja, eles precisam de dinheiro agora e podem pagá-lo no futuro. No último lote de investimentos do governo, um dos vencedores foi o Football Ventures, que assumiu o controle do Bolton em 2019.
Esta empresa é uma das 108 que o Governo aderiu ao seu projeto esta semana, conforme revelou o 'Financial Times', e que complementa o catálogo das 265 empresas em que o Tesouro investiu.
O objetivo deste fundo, criado em maio de 2020 para resolver os problemas econômicos das empresas durante a pandemia, é fornecer dinheiro para start-ups e empresas que tentam inovar em suas diferentes atividades. Essa nova onda de injeções de dinheiro também inclui uma casa de apostas, uma rede de cafés e uma confecção de roupas, por exemplo.
Conforme explica o próprio Bolton, o investimento do Estado representa 8% do clube. Esse dinheiro é um apoio importante para o Bolton, que há pouco tempo jogava na Premier League e contava com nomes como Hierro, Djorkaeff, Okocha e Anelka.
A temporada 2011/2012 foi a última da equipe de elite do Bolton, que tem quatro Copas da Inglaterra em seu nome, antes que problemas financeiros afundassem a equipe. Em 2019 caíram para a League Two (quarta divisão inglesa), e declararam falência. A Football Ventures comprou o clube em agosto de 2019 e o salvou de desaparecer. Nesta temporada o Bolton é décimo quinto na League One (Terceira Divisão Inglesa).