Contrato de exclusividade pesa, e Rômulo Mendonça deixa ESPN em busca de 'desafios mais amplos'

Narrador encerra o ciclo e busca ser visto em múltiplas plataformas (Foto: Reprodução / Instagram)


Um dos narradores mais bem avaliados da ESPN, Rômulo Mendonça deixou a emissora para buscar novos desafios, de forma mais ampla, em múltiplas plataformas possibilitadas pela "era do streaming" na internet. O LANCE! apurou que a Amazon Prime Vídeo é uma das opções do profissional, mas que essa não seria a única.

O contrato de Rômulo com a ESPN terminou no fim de 2022 e não foi renovado, por opção do narrador, conforme publicado pelo profissional nas redes sociais e confirmado pela emissora comandada pela Disney, em comunicado.

- O contrato do narrador Rômulo Mendonça encerrou-se no final de 2022 e, por motivos pessoais, o profissional decidiu dar um novo rumo à carreira - disse a emissora.

Com cinco baixas nos último meses e diante da saída de um de seus principais narradores, a emissora concluiu o comunicado reforçando o compromisso de entregar, com qualidade, os torneios que estão disponíveis em suas plataformas.

- A ESPN segue com o principal objetivo de levar as melhores experiências ao fãs de esportes. Em 2023, a marca esportiva da Disney será a única a exibir as três maiores competições continentais de futebol: Copa Libertadores, Copa Sudamericana e Recopa. Serão mais de 25 torneios de futebol da Europa, incluindo Premier League, LaLiga e Ligue 1, e o melhor dos esportes americanos com os playoffs da NFL e o maior pacote de jogos exclusivos da temporada da NBA - conclui.

CLÁUSURA DE EXCLUSIVIDADE
O contrato proposto pela Disney, assim como de todos os demais talentos da ESPN, previa uma exclusividade na criação de conteúdo. Essa limitação impede, por exemplo, a criação de um canal pessoal no YouTube, que gera renda e visibilidade de forma exclusiva para esses profissionais.

Esse modelo de trabalho da Disney já fez com que outros jornalistas de renome decidissem não renovar seus contratos com a empresa, entre eles Mauro Cezar Pereira e Benjamin Back, que já se mostraram contra essa cláusula, de forma pública.

+ Em entrevista ao LANCE!, Rômulo repassa carreira e explica bordões

O LANCE! apurou que Rômulo tinha a intenção de renovar com a ESPN e as partes chegaram a negociar um novo contrato, que acabou não se concretizando. O jornalista busca agora atuar de uma forma mais ampla do que a experiência do modelo tradicional e está em negociações encaminhadas com plataformas de streaming, que dependem ainda de acerto de detalhes para a assinatura e anuncio dos acordos.

AMAZON PRIME VÍDEO
Caso se concretize, a parceria de Amazon e Rômulo unirá, novamente, sua irreverência com jogos da NBA. O streaming assinou acordo em outubro de 2022 para transmitir até 87 jogos da atual temporada regular do maior torneio de basquete do mundo. As transmissões são feitas duas vezes na semana e contam com 24 jogos dos playoffs.

Rômulo deve dividir as narrações com outros nomes de destaque como Marcelo Gomes, Estevan Ciccone e Roby Porto, que trabalhou no SporTV. O narrador também poderá ter oportunidade de trabalhar com futebol brasileiro, já que a plataforma disponibiliza jogos da Copa do Brasil.

FIM DO CICLO
Em publicação no Instagram, Rômulo revelou que analisou propostas da emissora, mas optou por não renovar com a ESPN e pretende aceitar novos desafios.

- Saudações fãs de esporte! Assim sempre iniciei as transmissões desde fevereiro de 2011. Que honra! Agradeço a ESPN por toda liberdade de criação que tive durante todo esse período e que me permitiu acertar, errar, recomeçar, ousar e realizar sonhos. Diante do fim do contrato no último dia 31 de dezembro, analisei junto com minha família as possibilidades e propostas que surgiram tanto de sequência quanto de saída. A decisão tomada foi de seguir um novo caminho, novos desafios, novas oportunidades e experiências. O ciclo que encerro na ESPN ficará para sempre de pantufas em meu coração! Guardo belas lembranças. Muito obrigado - escreveu o locutor.

Rômulo ficou bastante conhecido por suas narrações no futebol americano e também dos jogos de basquete da NBA. O narrador viralizou em diversos momentos pelo jeitão divertido de narrar. "O caos", "lambisgoia" e "ragatanga" são algumas de suas pérolas.

Em 2019, o narrador venceu Prêmio Comunique-se, na categoria de locutor esportivo. Em menos de um mês, Rômulo é mais um profissional a deixar a ESPN. Antes dele, nomes das transmissões esportivas como Nivaldo Pietro e João Guilherme, se desligaram do canal de esportes.