Contratações do Palmeiras para 2023? Saiba todas as possíveis movimentações do clube no mercado


Com a intenção de manter a maioria dos jogadores campeões com Abel Ferreira para a próxima temporada, a diretoria do Palmeiras deve seguir uma linha mais certeira e cautelosa na próxima janela de transferências. Pensando nisso, o LANCE! fez um levantamento das possíveis movimentações do clube para 2023.

> Quais são os maiores hoje? Site antecipa Ranking Nacional de Clubes da CBF 2023

Quem deve chegar?

Assim como o técnico Abel Ferreira fez questão de frisar em algumas coletivas na temporada, apenas "um ou dois reforços" podem chegar no Verdão, já que a ideia é manter o maior número possível de atletas já pertencentes ao grupo para o próximo ano. De acordo com falas da comissão técnica e da diretoria, a procura de jogadores será em cima de possíveis saídas. Ou seja, neste momento ocorre apenas uma monitoração do mercado.

Quem vai sair?

Um dos principais destaques do Verdão na conquista do título brasileiro, Gustavo Scarpa é uma baixa certa para a próxima temporada. O meio-campista encerra seu vínculo com o clube alviverde já no fim deste ano para atuar no futebol inglês. Por opção pessoal, o atleta irá defender as cores do Nottingham Forest no campeonato local.

Palmeiras x América-MG - Gustavo Scarpa
Palmeiras x América-MG - Gustavo Scarpa

Scarpa se despede do Palmeiras no fim de dezembro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

> Vem, Copa do Mundo! Clique e confira a tabela do torneio

Quem pode sair?

Danilo
Um dos pilares do sistema de jogo do treinador português, Danilo não tem permanência garantida no clube. Ainda que não tenha recebido nenhuma proposta oficial, segundo alegou a presidente Leila Pereira, o jovem profissional foi alvo de sondagens ao longo do ano, principalmente de times europeus. Se houver alguma oferta superior ao esperado, o meia pode se despedir.

Rafael Navarro
A janela de transferência do meio do ano contou com as chegadas de López e Merentiel, dois fortes concorrentes para a posição de centroavante. Além dos "gringos", Rony, que muitas vezes exerceu a função, e Endrick, joia da base que começou a ganhar sequência, estiveram à frente de Navarro na temporada. O atacante pode ser negociado após 48 partidas disputadas, sendo que foi titular em apenas 13, somando sete gols e três assistências.

Rafael Navarro - Treino Palmeiras
Rafael Navarro - Treino Palmeiras

Navarro perdeu espaço com forte concorrência no elenco (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Kuscevic
Reserva do reserva na equipe palmeirense, o zagueiro perdeu espaço com a chegada de Murilo, que assumiu uma das vagas titulares da posição, além de outros estrangeiros, já que regulamento do futebol brasileiro permite que apenas cinco sejam relacionados por partida. Logo, a prioridade é de jogadores que atuem com mais frequência que o chileno, que pode se despedir ao final do ano por conta disso.

Jorge
A firmação de Piquerez como titular e a ascensão de Vanderlan na lateral-esquerda fizeram com que o atleta perdesse espaço e se tornasse apenas a terceira opção. Também por conta de algumas lesões, foi pouco utilizado na temporada e deve ter o vínculo reavaliado pela diretoria. Foram 22 jogos, 18 como titular, e nenhum gol marcado.

Quem já teve contrato renovado?

Marcelo Lomba
De acordo com apuração do LANCE!, o clube alviverde deve renovar o contrato do goleiro de 35 anos por pelo menos mais uma temporada, já que o atual tem duração apenas até o fim de dezembro deste ano. A permanência do jogador pode ser anunciada oficialmente já nos próximos dias. No total, foram 11 partidas disputadas entre Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão, somando apenas quatro gols sofridos.


Mayke
O lateral foi uma das peças que mais se desenvolveram no ano palmeirense. Abel Ferreira optou por utilizar o jogador como uma espécie de ponta na reta final do Brasileirão, atuando mais aberto sendo um suporte para Scarpa, e viu os resultados aparecerem. Em cinco anos de Verdão, são 200 jogos, cinco gols e 13 assistências. O contrato do atleta com o clube agora tem duração até o fim de 2024.

Rony
A renovação de contrato também já foi confirmada por fontes do L!. O atual vínculo, válido até 2025, agora foi ampliado por mais uma temporada. O clube ofereceu uma valorização salarial e ignorou sondagens de clubes europeus e árabes para manter o camisa 10 palmeirense no elenco, sabendo que o artilheiro pode ser um jogador ainda mais emblemático para a história alviverde.

Rony - Palmeiras x Juventude
Rony - Palmeiras x Juventude

Rony foi o artilheiro do Verdão na temporada (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Quem negocia renovação?

Luan
O zagueiro já conversa para concretizar a renovação do vínculo que, atualmente, tem validade apenas até o fim de 2023. Apesar de ter perdido espaço após a chegada de Murilo e de enfrentar uma lesão séria, o defensor é o reserva imediato na zaga e também é considerado um dos líderes do elenco.

Marcos Rocha
Titular absoluto na lateral-direita, o jogador também possui contrato válido até o fim de 2023, mas já iniciou conversas para a renovação. O clube não pensa em se livrar de um dos jogadores mais vitoriosos e fundamentais para a comissão técnica liderada por Abel Ferreira.

Palmeiras - Leila e Dudu
Palmeiras - Leila e Dudu

Leila já afirmou que há um acordo verbal acertado com Dudu (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Dudu
Em entrevista coletiva concedida por Leila Pereira na última segunda, a presidente afirmou que "falta apenas a própria assinatura" para que o acordo verbal já acertado seja concretizado. Com oito títulos, 401 jogos e 85 gols marcados com a camisa alviverde, o "Baixola" é um dos maiores ídolos da história do clube, e recebe o respaldo da comissão técnica para permanecer além de 2023, que é quando encerra seu contrato.

Com o término do Brasileirão e o início das férias, a tendência é que os principais responsáveis por estas movimentações comecem a agir nas próximas semanas, já pensando em um futuro breve.