Consultor da Red Bull se arrepende de sugerir Hamilton para Mercedes em 2013

Redação GP
Grande Prêmio

O que parecia ser uma estratégia inteligente da Red Bull acabou saindo pela culatra. Helmut Marko, consultor da equipe de Milton Keynes, revelou sugeriu à Mercedes a contratação de Lewis Hamilton para a temporada 2013 da Fórmula 1. Era uma tentativa de enfraquecer a então forte McLaren, mas que acabou ajudando a formar uma parceria que já rendeu quatro títulos mundiais em seis anos.

Marko recorda conversas com Niki Lauda, então presidente não-executivo da Mercedes. Helmut tinha interesse no talento do britânico, mas já tinha Sebastian Vettel e Mark Webber confirmados para 2013.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

“O Lewis [Hamilton] não estava feliz com a McLaren e nós não tínhamos vaga”, comentou Marko, entrevistado pelo ‘Motorsport-Total’. “Então pensei que seria melhor que ele fosse para a Mercedes e apoiei o Lauda a ir atrás dele. A McLaren era nossa rival mais forte naquele momento, mas teria sido melhor se ele tivesse ficado lá. Agora você consegue ver como pode se enganar com uma estratégia de vez em quando”, seguiu.

Lewis Hamilton empilhou canecos pela Mercedes (Foto: AFP)


A Mercedes de 2012, apesar de ir ao pódio com certa frequência, estava longe de ser capaz de brigar por títulos. A McLaren, por sua vez, vivia o ano daquela que seria sua última vitória na F1 até aqui – Jenson Button no GP do Brasil. A equipe alemã ficou em quinto no Mundial de Construtores daquele ano, enquanto a britânica foi terceira com mais do que o dobro de pontos.

Enquanto Hamilton e Mercedes empilham títulos e se aproximam de repetir o feito em 2019, a Red Bull vive uma relativa seca. Apesar de ainda vencer com certa frequência, o último campeonato foi conquistado em 2013, ainda nos dias de Sebastian Vettel.



Paddockast #32

AS PISTAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM





Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo


O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.


Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.








Leia também