Conselho de Ética do Cidadania recomenda expulsão de Fernando Cury após assédio a Isa Penna
O Conselho de Ética do Cidadania aprovou um relatório que recomenda a expulsão do deputado estadual Fernando Cury. O parlamentar é acusado de assediar a colega de Assembleia Legislativa Isa Penna (PSOL-SP). O caso aconteceu em 16 de dezembro, durante uma sessão da Alesp.
O relatório ficou pronto no último domingo, 10, e, agora, decisão de expulsar Cury cabe ao diretório nacional do partido.
A relatora do julgamento foi Mariete de Paiva Souza. Ela destacou que as imagens mostram um comportamento “descabido”. “As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna”, apontou.
Leia também
Entenda como a máscara pode evitar formas mais graves da Covid-19
Coronavac apresenta 65,3% de eficácia na Indonésia, que deve começar vacinação nesta quarta-feira
Mariete ainda afirmou que o Cidadania tem compromisso com as bandeiras feministas, contra a violência contra a mulher e exclusão. Por isso, os membros do partido deveriam ser “nada menos do que exemplares”. Cury foi afastado ainda em dezembro.
Isa Penna comemorou a decisão nas redes sociais. A parlamentar, no entanto, cobrou uma postura por parte do presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB-SP). “Enquanto isso, aguardo o posicionamento de Cauê Macris dentro da Alesp, na última semana eu e minha equipe enviamos e-mail para todos os deputados da casa convocando uma assembleia extraordinária antes de fevereiro, infelizmente o presidente da casa não se pronunciou”, declarou.
Para Isa Penna, Macris está “ignorando o fato e não agindo com celeridade desde o dia do ocorrido”. A deputada e a equipe criaram um abaixo assinado para exigir que medidas sejam tomadas.