Consciência Negra Todo Dia: América-MG e Volt lançam nova campanha sobre o tema

América-MG já havia lançado uniforme em apoio ao combate contra o racismo neste ano - Divulgação/América-MG


O América-MG lançou na última segunda-feira (21), um clipe de rap na voz do artista "Dan dos Verso" para a luta da consciência negra. Com uma letra sobre a busca pela igualdade, o vídeo também tem a participação do defensor Danilo Avelar e do volante Juninho, ambos do Coelho. Intitulado “Consciência América”, o trabalho traz elementos da história do clube, da vida do Rei Pelé e do ídolo Jair Bala.

Juninho é engajado na luta antirracista, enquanto que Avelar tem relação com a causa por ter cometido injúria racial durante partida de um jogo online em julho de 2021. A letra cita o "processo de redenção" do atleta.

Ao longo da semana, o América e a Volt Sport promoverão uma série de conteúdos em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Com o objetivo de apontar a necessidade do debate e reflexão para além do Dia 20 de novembro, a campanha é marcada pela hashtag “#ConsciênciaNegraTodoDia".

Seguindo essa linha, a Volt já havia lançado em outubro uma série de camisas em campanha contra a discriminação racial, também batizada de “Consciência Negra Todo Dia”. Os uniformes foram lançados intencionalmente antes da data oficial, com a ideia de relembrar a causa diariamente. Os uniformes eram todos pretos em alusão à luta antirracista.