Conmebol elimina vantagem por gol fora de casa

·1 min de leitura
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez (esq.) entrega a Thiago Heleno, do Athletico-PR, o troféu da Copa Sul-Americana, no Estádio Centenário, em Montevidéu, em 20 de novembro de 2021 (AFP/Pablo PORCIUNCULA)

Os gols que dão vantagem ao visitante em um desempate serão eliminados nos torneios da Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, anunciou nesta quinta-feira o presidente da entidade, Alejandro Domínguez.

"A partir de agora todos os gols dos torneios da Conmebol terão o mesmo valor, os gols convertidos como visitantes não serão mais considerados um fator de desempate", disse um Domínguez em um tuíte.

O dirigente considerou que "com isto, visa-se uma maior justiça desportiva". O novo formato será aplicado a partir de 2022.

Domínguez fez o anúncio dois dias antes da final da Libertadores-2021 em jogo único que Flamengo e Palmeiras disputarão no sábado, no estádio Centenário, em Montevidéu.

A norma estava em vigor desde 2005 em torneios sul-americanos. Naquele ano o campeão da Libertadores foi o São Paulo e da Sul-Americana o Boca Juniors da Argentina.

A Uefa tomou a mesma decisão em junho passado.

bur-ol/gfe/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos