Conmebol e UEFA planejam Liga das Nações

·2 min de leitura
Entidades continentais promoverão partida entre campeão da Copa América e vencedor da Eurocopa e querem ir além. Foto: (Reprodução/Twitter)
Entidades continentais promoverão partida entre campeão da Copa América e vencedor da Eurocopa e querem ir além. Foto: (Reprodução/Twitter)

A união entre Conmebol e Uefa está cada vez mais consolidada. As entidades continentais informaram, nesta quinta-feira, que promoverão uma partida entre campeão da Copa América e vencedor da Eurocopa em Londres, no dia 1º de junho de 2022. O jogo entre Argentina e Itália é apenas o primeiro passo para a parceria que as confederações estudam realizar. Estão nos planos a formulação de novos torneios de seleções e clubes, futebol feminino, de base, futsal e futebol de areia, além de coparticipação na formação de treinadores e árbitros.

Em reunião virtual, com presença de representantes das duas entidades, uma proposta foi lançada e aprovada: a adição das equipes da América do Sul à Liga das Nações, torneio europeu que conta com todas as suas seleções.

Leia também:

O novo torneio daria a possibilidade de embates entre as seleções dos dois continentes com maior número de vencedores de Copas do Mundo, o que, segundo analistas, elevaria o nível de competitividade do torneio mundial, além de 'reviver' os confrontos entre sul-americanos e europeus, que não são mais realizados por causa da Liga das Nações, que ocupa as datas-FIFA.

Discussões sobre o formato já estão acontecendo. As equipes da Conmebol entrariam normalmente nos grupos ou seria criada uma liga própria e, então, os finalistas de cada continente disputariam o título? Essa e outras perguntas são feitas no conselho técnico com especialistas das duas confederações.

As confederações também firmaram parceria comercial, Conmebol e UEFA abrirão um escritório em Londres, para que possam debater seus temas em comum.

Outro tema importante que pode ser resolvido com a parceria é o das licenças de treinadores obtidas na América do Sul. Atualmente, é preciso realizar um curso da UEFA para que seja possível treinar equipes europeias.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos