Conheça o futebol de pântano, que é praticado em campos cheios de lama

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Por Leandro Tavares (@leandroptavares)

O futebol pode ser praticado em condições bastante adversas. Com sol, chuva ou até mesmo neve, existe sempre um jeito de praticar o esporte. Mas há também quem prefira um cenário ainda mais desafiador. Prova disso é o futebol de pântano. Nessa variação, o jogo é realizado em terrenos quase impraticáveis: nada mais nada menos do que campos cheios de lama.

Essa mistura inusitada de futebol e lama tem origem na cidade de Hyrynsalmi, na Finlândia. O município de pouco mais de 2 mil habitantes possui pântanos que se tornaram destino comum a esquiadores cross-country em busca de um lugar para aprimorar o condicionamento físico durante o verão. Em 1998, porém, um treinador de esqui teve uma ideia um tanto quanto peculiar: usar os terrenos de lama para jogar o esporte mais popular do mundo. Assim, começou a ser praticado o futebol de pântano.

Leia também:

Ao contrário do futebol tradicional, no pântano não há campos de grama verde e regulares. Para encarar essa modalidade, é preciso estar preparado para um ambiente bastante complicado. A bola rola, mas com muito mais esforço e bem menos velocidade do que estamos acostumados a ver em estádios.

"Às vezes é lama (cobrindo a perna) até a virilha, enquanto algumas partes do campo são menos encharcadas", disse Kimmo Kyhala, organizador da Copa do Mundo de Futebol de Pântano, a Reuters.

"Esse esporte é muito difícil. Um corpo magro e pernas longas são vantagens. Um bom jogador deve ser como um alce no pântano", completou.

O futebol de pântano possui algumas regras específicas. O jogo é realizado em um espaço de 30 x 60m -- equivalente a um quarto de um campo de futebol tradicional -- e dura dois tempos de 10 minutos. Cada time conta com seis jogadores (um goleiro e mais cinco de linha) e possui número ilimitado para substituições.

Lances como pênaltis e tiros livres também contam com uma condição especial. Nessas situações, o jogador usa as mãos para arremessar a bola para o alto antes do chute. Além disso, não há impedimentos.

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

O curioso é que essa variação do futebol não se limitou somente aos pântanos finlandeses. Ao longo dos anos, a modalidade ganhou adeptos em outros países, como Rússia, Alemanha, Islândia, Escócia, Suécia e Índia.

Desde 2000, inclusive, acontece anualmente a Copa do Mundo de Futebol de Pântano em Hyrynsalmi. As disputas são feitas em diversas categorias masculinas, femininas e mistas. No ano passado, cerca de 2 mil jogadores e 165 equipes participaram do torneio. O time russo Lakes Profi venceu os finlandeses do Horstin Honkays em uma decisão nos pênaltis e ficou com o título pelo segundo ano consecutivo na principal competição entre os homens.

Neste ano, a 20ª edição do campeonato mundial será realizada nos dias 19 e 20 de julho. Além disso, o evento ainda conta com um festival de música para os presentes após as partidas na lama.

"É um evento muito descontraído. As equipes de categoria superior são mais ambiciosas, enquanto algumas equipes são formadas por colegas de trabalho que se divertem", acrescentou Kimmo Kyhala.

Uma coisa é certa: no futebol de pântano, a expressão "jogo sujo" faz parte do espetáculo.

Siga o Yahoo Esportes: Twitter | Instagram | Facebook | Spotify | iTunes |

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos