Conheça o bilionário que vive como ‘pobre’

Marcus Couto
·2 minuto de leitura
Azim Premji e sua vida simples. (Foto: Aniruddha Chowdhury/Mint via Getty Images)
Azim Premji e sua vida simples. (Foto: Aniruddha Chowdhury/Mint via Getty Images)

Azim Premji não carrega dinheiro consigo. Nem ele nem sua esposa vestem roupas caras, muito menos joias ou colares de ouro. Por anos, para se deslocar, ele não usava jatinhos nem helicópteros, mas um modesto Ford Escort – apesar da insistência dos executivos de sua empresa para que ele comprasse um modelo mais caro.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Finanças no Google News

E claro, apesar de ter uma fortuna tão imensa que ele poderia fazer uma oferta generosa pela compra de uma boa parte da Ford Motors.

Leia também:

Azim Premji, hoje com 75 anos, é um dos homens mais ricos da Índia, com fortuna estimada em cerca de US$ 7,3 bilhões. Mas ele é também conhecido por levar uma vida simples, bem diferente daquelas dos homens mais ricos do mundo.

Segundo reportagem do jornal indiano Mumbai Mirror, Premji não possui um único apartamento sequer fora do seu país. Em viagens – e ele é um homem altamente requisitado, em fóruns econômicos como o grande encontro de Davos –, ele faz questão de se instalar em hotéis modestos, e viajar na classe econômica.

De acordo com relatos coletados pelo jornal, ele leva a valorização de recursos ao extremo, por exemplo, insistindo que cópias em papel sejam feitas utilizando ambos os lados da folha, e servindo cafés em reuniões em copos pequenos para reduzir o desperdício.

Premji é conhecido como o ‘Papa’ da indústria de software da Índia, e apontado como um dos principais responsáveis pelo sucesso do país dentro do setor de outsourcing de tecnologia, como presidente da Wipro Limited. Ele já foi eleito duas vezes entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista americana Time.

Mas o desapego do bilionário com dinheiro não acaba aí. Ele é um dos integrantes de uma organização, da qual participam Bill Gates e Warren Buffett, que reúne bilionários que pretendem doar a maior parte de suas fortunas para iniciativas humanitárias ainda em vida.

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Finanças no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube