Conheça Neuza Back, assistente brasileira pioneira no Catar

Neuza Back estará no trio de arbitragem do jogo entre Alemanha e Costa Rica na Copa do Catar. Foto: MB Media/Getty Images
Neuza Back estará no trio de arbitragem do jogo entre Alemanha e Costa Rica na Copa do Catar. Foto: MB Media/Getty Images

Após 92 anos de espera, Stéphanie Frappart, Neuza Back e Karen Diaz Medina farão história. O trio formado por mulheres será o primeiro a comandar um jogo da Copa do Mundo masculina de futebol.

Elas vão trabalhar no confronto marcado para esta quinta-feira, entre Alemanha e Costa Rica, no estádio Al Bayt, pela última rodada do Grupo E do Mundial no Catar.

Leia também:

A única brasileira do trio, Neuza Back, nasceu em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. A auxiliar de 38 anos é formada em educação física e em 2008 concluiu o curso de arbitragem. Estreou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense e devido ao destaque já foi chamada para trabalhar em jogos da Série A do Brasileirão masculino, já no ano seguinte.

A catarinense foi influenciada a trabalhar na arbitragem pelo irmão André Back, que também trabalhou comandando jogos de futebol.

Chegou ao quadro de árbitros assistentes da Fifa em 2014 e antes de fazer história na Copa do Catar trabalhou em outras competições internacionais de destaque, como o Mundial de Clubes de 2020 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O pioneirismo não é novidade na carreira de Neuza. Ela também integrou a primeira equipe totalmente feminina a atuar no Mundial de Clubes da Fifa e na Libertadores e no Brasileirão de 2020 completou a marca de 100 jogos pelo campeonato nacional.

Logo após o anuncio de que ela trabalharia na Copa do Catar, Neuza deu uma entrevista no programa Encontro com Patrícia Poeta, e falou sobre a sensação ao saber da notícia da Fifa de que integraria o corpo de árbitros do torneio mais importante da modalidade.

"Todo árbitro quando entra no curso de arbitragem, o sonho é a Copa do Mundo. Para mim não era diferente. Sendo mulher, seria um pouco mais difícil. Passou pela cabeça todas as escolhas, todas as sensações", declarou.