Conheça Raphinha, uma das sensações da Premier League

Guilherme Lopes
·2 minuto de leitura

Um nome certamente não muito conhecido no Brasil, o meia-atacante Raphinha completou no ultimo sábado (27) o seu jogo número 200 como profissional de futebol. Atualmente defende as cores do Leeds United, sendo um dos destaques da equipe na Premier League, e observado por alguns gigantes.

O gaúcho é revelado pelo Avaí, mas nunca teve a oportunidade de atuar profissionalmente no futebol brasileiro, fato que leva a muitos brasileiros não conhecerem o atleta. Acabou deixando a equipe catarinense muito cedo para rumar ao futebol europeu.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

O seu primeiro clube na Europa foi o Vitória Guimarães. A temporada de estreia não foi fácil, com o jogador atuando pela equipe B, nas temporadas seguintes (16/17 e 17/18) o jogador logo ganhou notoriedade no futebol português, especialmente a sua última pelo clube marcando 15 gols em 32 jogos da Primeira Liga, com apenas 21 anos de idade.


O bom futebol apresentando no Vitória Guimarães lhe rendeu uma transferência para um gigante do país, o Sporting. Na equipe portuguesa atuou por apenas uma temporada onde foi regular, conquistando os seus dois primeiros títulos na carreira profissional.

Vitoria Setubal v Vitoria Guimaraes - Primeira Liga | Gualter Fatia/Getty Images
Vitoria Setubal v Vitoria Guimaraes - Primeira Liga | Gualter Fatia/Getty Images

A “virada de chave” aconteceu na sua ida para o Rennes da França, na temporada 19/20 fez parte daquele surpreendente time que garantiu vaga na Champions League, e contava com jogadores como: Édouard Mendy, Camavinga e N’Zonzi.

O bom desempenho no futebol francês, aliado a suas antigas passagens no Sporting e Vitória Guimarães, abriram o olho de um dos principais técnicos do futebol mundial, Marcelo Bielsa. O argentino pagou cerca de 17 milhões de libras pelo ainda pouco conhecido, Raphinha, que aceitou o desafio de atuar no Leeds United, clube que voltava a Premier League.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

O “casamento” entre Bielsa e o brasileiro vem dando certo, com o atacante ajudando a equipe a se manter no meio da tabela, para quem sabe almejar uma vaga europeia nas próximas temporadas. Atualmente, Raphinha é o líder de assistências da equipe na competição, balançou as redes cinco vezes em 21 jogos na PL, formando um ótimo trio com Helder Costa e Bamford.

O gaúcho já merece entrar no radar de Tite, ainda mais em uma função de lado de campo, que a Seleção não vem encontrando jogadores que conseguem se firmar no setor. O bom futebol que vem sendo apresentado pelo atleta lhe rendeu algumas especulações em gigantes como Liverpool e Manchester United.