Conheça os quarterbacks que lançaram para 30 touchdowns ou mais no FABR

Foto (Tiago Munden) - Marco Aguinaga está tendo temporada magistral pelo Galo FA


O quarterback é a cabeça pensante de um time de futebol americano e o seu grande objetivo no jogo é encontrar companheiros livres que possam romper as defesas adversárias, conquistar jardas e também touchdowns, que é a pontuação máxima do esporte. E, no Brasil, em 13 anos de história do FABR, apenas cinco jogadores da posição lançaram para 30 touchdowns ou mais em uma temporada, conforme dados do Perfil do Instagram Mapa do FABR.

Na primeira posição, aparece o norte-americano Marco Aguinaga, do Galo FA, com 36 passes para touchdowns nesta temporada. Como o Galo FA está na final da Conferência Sudeste da Liga BFA, nos playoffs do Campeonato Brasileiro da CBFA e ainda tem a disputa da Taça Brasil Hinova, esse número deve aumentar.

Na segunda posição, está Catulho Goes, do Guarulhos Rhynos. Em 2018, o jogador deu passes para 35 TDs. Mostrando que ele é um dos QBs mais talentosos da história do FABR, o jogador também aparece na quarta posição, com 31 lançamentos para TDs nesta temporada. Como o seu time está nos playoffs do Campeonato Brasileiro da CBFA, esse número também tende a subir.

Álvaro Fadini, hoje no Cruzeiro FA, fica na terceira posição com 32 passes para TDs na temporada 2018. Na ocasião, o jogador convocado pelo Brasil Onças - a seleção brasileira da modalidade, atuava pelo Galo FA e conquistou o título da Liga BFA e o MVP do Brasil Bowl.

O Top 5 é fechado com dois jogadores que atingiram a marca de 30 touchdowns. Douglas Rodrigues, do Santa Maria Soldiers, chegou a marca em 2017. O norte-americano KC Frost, que se aposentou nesta temporada após a SPFL, alcançou esse número em 2011, quando defendia Corinthians Steamrollers. O Mapa do FABR ressalta que KC Frost também deve ter chegado a esse número em 2012, mas essa temporada tem um baixo registro de informações sobre as estáticas, o que impossibilita a apuração.

Um jogador que pode fazer parte deste seleto grupo, é o norte-americano Cody J. Lamoreaux, do Rio Preto Weilers. Na atual temporada, o quarterback está com 26 e o seu time está nos playoffs do Campeonato Brasileiro da CBFA e ainda vai disputar a Taça Brasil Hinova.

Primeira temporada no FABR e a liderança
Em sua primeira temporada no FABR, Marco Aguinaga se mostrou bastante feliz com o sucesso liderando o Galo FA. “Sou grato por esta conquista e abençoado por estar nesta posição porque tenho grandes companheiros de equipe ao meu redor e que possuem grande talento. Minha linha ofensiva também faz um ótimo trabalho, dando-me tempo para encontrar meus wide receivers e running backs”, afirmou em entrevista para a Agência Valinor Conteúdo/Lance!.

Questionado se poderia chegar a 50 passes para TDs nesta temporada, Aguinaga não quis cravar o número, mas disse que vai buscar a maior quantidade possível para ajudar o Galo FA nas competições.

“Não direi um número específico, mas pode ter certeza que vamos ter o máximo possível. Vamos fazer qualquer coisa para ganhar (as competições)”, destacou.

Sobre a qualidade dos quarterbacks brasileiros, Marco Aguinaga se mostrou surpreso com o nível dos jogadores da posição no FABR. “. Acho que há grandes QBs aqui com muito talento e é ótimo ver considerando que estou no Brasil! Há tanto talento aqui que as pessoas não conhecem”, analisou.

Marco Aguinaga é uma das armas do Galo FA para a final da Conferência Sudeste da Liga BFA. A partida será disputada no dia 15 de outubro no CTE da UFMG, em Belo Horizonte.