Conheça o Movimento Verde e Amarelo, 'torcida organizada' da Seleção Brasileira


O Movimento Verde e Amarelo (MVA) é a primeira torcida organizada do Brasil, criada em 2008, com objetivo de revolucionar a forma como o brasileiro torce para a Seleção. Presente no Qatar, a organização deve receber cerca de cinco mil torcedores para acompanhar e torcer para o Brasil conquistar o hexa na Copa do Mundo.

A organização que surgiu por um grupo de amigos universitários vai para sua quarta Copa do Mundo consecutiva. Além disso o MVA já participou de edições da Copa América, Jogos Olímpicos, Copa das Confederações e outros eventos dos atletas e seleções do Brasil.

Dentre as músicas mais famosas da torcida organizada estão "Mil gols", que ganhou fama durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e “Único penta é o Brasilzão” que caiu nas graças da torcida durante o Mundial da Rússia, em 2018.

No Qatar, o Movimento espera que a música "Camisa Amarela" seja um dos gritos de guerra dos torcedores brasileiros. O cântico tem a mesma estrutura e inspiração da música "Minha Camisa Vermelha", cantada pela torcida do Internacional e "Mengão do Meu Coração", da torcida do Flamengo.

O Movimento Verde e Amarelo, entretanto, não se destaca apenas pelas músicas e festas arquibancadas. O grupo acompanha os times, recepciona as equipes nos aeroportos e em hotéis, produz oficinas de bateria, projetos sociais, coleta de lixo nos estádios, e faz as tradicionais caminhadas antes dos jogos.

PATROCÍNIOS E CRESCIMENTO NAS REDES SOCIAIS

Ao mesmo tempo, com o crescimento da torcida organizada, o MVA tem ganhado o apoio de alguns patrocinadores. Durante a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, o Movimento Verde Amarelo fez uma live em seu canal no YouTube, na qual contou com patrocínios de marcas como Brahma, Guaraná Antarctica, Cimed e Stella Barros Turismo. Isso sem contar a empresa de apostas esportivas Betnacional, que inclusive divulgou nas redes do MVA um bolão, cujo prêmio será de R$ 1 milhão para o vencedor.

Além disso, nos últimos quatro anos, o perfil da torcida organizada no Instagram saltou de 2 mil para 262 mil seguidores.

APOIO DE TORCEDORES INDIANOS

Ao mesmo tempo, além dos brasileiros esperados no Qatar para torcer pela Seleção, a expectativa é que outros mil torcedores indianos devem se juntar ao Movimento Verde e Amarelo.

- Este é o número de indianos que já estão confirmados no estádio com o Movimento Verde Amarelo. Já passamos todo o nosso repertório para eles e eles já estão usando os nossos conteúdos nas redes sociais. Claro que vai ser um desafio, mas acredito que pelo menos uma música ou outra eles vão aprender e vão cantar com a gente no estádio - disse o fundador da organizada, Luiz Carvalho, em entrevista ao "ge".