Conheça o mal entendido bizarro que quase fez Farfus e Massa serem presos em estrada italiana

motorsport.com

Bicampeão das 24 Horas de Daytona, vencedor da temporada 2003 da Euro Fórmula 3000 e detentor da Copa do Mundo de Gran Turismo de 2018, Augusto Farfus é um dos pilotos brasileiros com mais conquistas na história recente do automobilismo.

Representante da BMW, com a qual venceu as 24 Horas de Nürburgring em 2010, o piloto também foi campeão da Fórmula Renault 2000 Eurocup em 2001, um ano após o compatriota Felipe Massa ter conquistado o título da categoria.

Leia também:

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Análise técnica F1: conheça a Ferrari com tração nas quatro rodasF1: Verstappen compra novo modelo de luxo da Ferrari; veja fotosF1: Ex-companheiro, Webber crê que Vettel terá ano sabático em 2021

As glórias dos dois pilotos brasileiros no mundo do esporte a motor já são bastante conhecidas, mas o que poucos sabem é que eles moraram juntos, dividiram carro e quase foram presos após um treino na temporada 2000.

É o que Farfus revelou ao Motorsport.com durante entrevista exclusiva via live de Instagram. No vídeo abaixo, você confere o relato do dia em que o curitibano quase foi 'baleado' e preso com Massa na Itália:

"O Felipe, como ele é mais velho do que eu, tinha carteira (de motorista). E eu não tinha, então o Felipe se tornou o 'meu motorista'. A gente passou um ano... eu só ia onde o Felipe ia e a equipe comprou, na época, um Audi."

"A gente, quando veio para a Europa, não tinha dinheiro para comprar carro. Nosso budget (orçamento) era muito limitado, então a gente conseguiu convencer o dono da equipe a comprar esse Audi usado e alugar para nós durante o ano."

"Gentilmente, ele fez esse negócio. Ele comprou esse Audi 80 e, quando a gente recebeu o carro, ele já tinha 140.000 km. Então o carro já estava 'para lá de Bagdá'. Mas, para nós, jovens, aventureiros, vindos do Brasil... A gente ganhou um Audi! Era coisa fina".

Os 'rolês' de Audi pela Europa

"A gente andava de Audi na Europa. O carro era 94, então já tinha seus seis ou sete anos de uso e 150.000 km, praticamente. A gente usou esse carro, eu e o Felipe, para tudo, todas as corridas eram com o carro, em todos os treinos a gente ia com o carro."

"Em uma das viagens, a gente foi treinar em um autódromo no meio da Itália. Voltando, era calor e o Felipe tirou o sapato dirigindo. De repente, eu falo: 'Pô, Felipe, vou tirar o sapato também'. E me agachei no carro para tirar o sapato. Nessa história, a gente passou uma viatura da polícia."

"Normal, a polícia estava a 80 km/h e o Felipe passou a 100. E eu, enquanto eu tirava o sapato, fiquei olhando para os caras. E o Felipe, com o cotovelo, fazia assim: 'Pára de olhar, Augusto, pára de olhar'. E eu olhando para os caras e tirando o sapato".

"Quando a gente passa a viatura de polícia, a polícia entra atrás de nós. E o Felipe começa: 'Está vendo? Te falei para não olhar para a polícia, agora a polícia está atrás de nós'. E nós na maciota. De repente, o cara liga as luzes (da sirene)."

"Aí o Felipe sai da frente, o cara passa e a gente volta. E lá eles tem algo que a gente chama de 'pirulito', que é uma paletinha para indicar para o cara parar. O cara tira a paletinha para a gente parar. E o Felipe: 'Tá vendo? Não te falei? A culpa é tua'."

"Quando a gente pára no acostamento, o Felipe falou: 'Tenho que pôr o sapato, vou tomar multa por dirigir sem sapato'. O Felipe, meio que parando o carro, se abaixando para pôr o sapato, estaciona o carro no acostamento."

Policiais vs pilotos

"Quando o carro pára, os dois policiais 'pulam' da viatura assim (com as armas apontadas para Felipe e Augusto). Porque eles acharam que a gente estava escondendo uma arma ou alguma coisa embaixo do banco. Dois caras jovens...".

"E a polícia gritava: 'Desçam do carro, mãos para cima'. E o Felipe não sabia se colocava o sapato ou se levantava a mão. Eu falei: 'Felipe, levanta a mão que os caras vão atirar em nós, cara...'. E os caras muito nervosos. Muito nervosos, gritando muito."

"O policial bonzinho vai no lado do Felipe. Sempre tem o mau e o bom na história. O mau vai na minha porta. O cara olha para mim e fala: 'Desce do carro já!'. O cara gritando e apontando a arma para mim. Aí eu desço do carro e o cara: 'Se encosta no capô'.

"Eu, encostado no capô, e o cara apontando a arma. Ele fala: 'O que vocês esconderam?'. Eu falei: 'Nada, nada, a gente é piloto, tem o capacete no porta-malas'. O cara: 'Mentira, mentira, tira a camiseta!'. Aí eu, no meio da autoestrada, tiro a camiseta."

"Aí o cara fala assim: 'Tira o sapato'. Aí eu tiro o sapato. 'Tira a meia!'. Aí eu tiro a meia. Daqui a pouco o cara vai mandar 'tira as calças' e eu vou tirar as calças, porque é o cara com uma pistola apontada para mim, né...".

E o que fez Massa?

"No meio-tempo, o Felipe, para o outro policial, ele mostrou: título de eleitor, CPF, carteira de piloto, todos os documentos que ele tinha na carteira. Ele mostrou para o cara para querer dizer assim: 'Meu, nós somos inocentes'. E o cara mau comigo assim: 'O que vocês esconderam?!?!?'."

"E o outro policial, numa certa altura, ele se ligou que realmente a gente não tinha nada para esconder. Aí o cara foi no porta-malas e começou a revistar o carro e eu lá sem camiseta e sem sapato no meio da autoestrada, quase pelado."

"O cara viu que a gente era dois brasileiros e que não tinha nada a ver. Quando o cara se ligou, o cara falou assim: 'Desculpa'. O policial entrou no carro e foi embora, ficamos eu e o Felipe no meio da autoestrada que nem dois manés, um olhando para a cara do outro, em choque."

"Aí a gente caiu na risada, porque depois passou, mas todo esse episódio durou sei lá quanto tempo, mas pareceu que durou uma eternidade. O cara querendo atirar em mim e o Felipe mostrando para o outro cara tudo o que tinha de documentos. Até hoje a gente fala e se parte de dar risada dessa famosa história", completou Farfus, que conquistou seu bicampeonato de Daytona de forma consecutiva em 2019 e 2020. Massa atualmente está na Fórmula E.

Augusto Farfus com Felipe Massa e respectivas famílias

Augusto Farfus com Felipe Massa e respectivas famílias
Augusto Farfus com Felipe Massa e respectivas famílias

Augusto Farfus com Felipe Massa e Pastor Maldonado

Augusto Farfus com Felipe Massa e Pastor Maldonado
Augusto Farfus com Felipe Massa e Pastor Maldonado

Augusto Farfus com Felipe Massa e Felipe Nasr

Augusto Farfus com Felipe Massa e Felipe Nasr
Augusto Farfus com Felipe Massa e Felipe Nasr

Augusto Farfus com Felipe Massa com Pastor Maldonado

Augusto Farfus com Felipe Massa com Pastor Maldonado
Augusto Farfus com Felipe Massa com Pastor Maldonado

Augusto Farfus com Felipe Massa

Augusto Farfus com Felipe Massa
Augusto Farfus com Felipe Massa

VÍDEO: Massa detalha dia em que Raikkonen 'zoou' Schumacher em evento da Ferrari

PODCAST Motorsport.com entrevista Felipe Massa, ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1

Your browser does not support the audio element.

Leia também